O que você precisa saber para não sofrer com unha encravada

Quem tem ou já teve unha encravada, sabe o sofrimento que é. Para calçar um sapato fechado dói demais. Porém, alguns cuidados podem ajudar a evitar e amenizar este problema.

Primeiro é importante entender o que é a unha encravada. O nome científico é onicocriptose – que é diferente de onicofose, que são as calosidades – , que nada mais é que um pedaço de unha que penetra na pele. Normalmente infecciona, o que faz com que se forme uma saliência no local. 

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA UNHA ENCRAVADA?

Em muitos casos é feita intervenção cirúrgica, o que nem sempre resolve o problema. Para os podólogos, grande parte dos casos podem ser resolvidos sem a cirurgia.

Geralmente, a unha encravada é consequência de pressão sobre as unhas.

  • Meias pequenas ou grossas demais pressionam a pele e a borda das unhas. Isso ocorre normalmente nos bebês, que usam roupinhas fechadas nos pés. Como as unhas ainda são muito finas, acabam forçando demais;
  • Calçados apertados ou com bico fino usados por muito tempo;
  • Unhas espessas (até mesmo quando as unhas são naturalmente mais grossas, elas podem provocar este incômodo) e convexas demais, que é quando são muito curvadas;

Fatores externos também podem ocasionar a unha encravada, que é quando alguma lesão é provocada no local.

  • Tropeções;
  • No caso da prática esportiva, é muito comum no futebol e no tênis, por exemplo;
  • Queda de objetos pesados sobre as unhas

Além de todas estas possíveis causas, o corte incorreto das unhas é uma das razões que pode gerar o desconforto das unhas encravadas. É preciso cuidar para não cortar os cantos das unhas. Isso pode fazer com que o peso do corpo a pele se projete para cima e, com o tempo, a unha encrava. As unhas dos pés devem ser cortadas sempre retas e deixando uma parte da borda livre, ou seja, evite cortar rente à pele.

UNHA ENCRAVADA TEM TRATAMENTO?

É possível, sim, tratar unhas encravadas. As medidas adotadas vão variar de acordo com a gravidade do problema. As medidas vão desde o afastamento entre a unha e a pele inflamada, até procedimentos cirúrgicos como destruir a matriz da unha no canto encravado. No entanto, não é recomendada a extração da unha, já que, quando crescer novamente, ela pode encravar de novo. 

Em alguns casos é necessário o uso de antibióticos de uso local e de via oral, caso prescrito pelo médico.

O QUE FAZER ENTRE CONSULTAS COM O PODÓLOGO?

  • Mergulhe os pés diariamente entre 10 e 15 minutos numa solução de água e sal (2 colheres de sopa de sal para 1 litro de água morna);
  • Aplique uma pomada antibiótica no local (Nebacetin ou própolis);

Jamais tente fazer o trabalho do especialista em casa ou com quem não seja profissional da área. Em caso de piora, procure imediatamente seu podólogo.

DICAS PARA EVITAR UNHAS ENCRAVADAS

Depois de te explicarmos o que provoca as incômodas unhas encravadas, anote estas dicas para evitar provocar ou agravar o problema:

  • Corte as unhas retas e deixe uma borda livre, nunca rente à pele, e finalize com lixa;
  • Não retire as cutículas, elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos;
  • Não use calçados apertados ou de bico fino por muito tempo, prefira os de ponta arredondada para períodos longos de uso;

Sempre, em caso de desconforto e alteração de cor ou textura das unhas, procure imediatamente um podólogo.

A Clínica dos Pés oferece avaliação gratuita em podologia. São mais de 23 anos de experiência e mais de 300 mil atendimentos.