Ainda dá tempo para começar o projeto verão?

Faltam pouco menos de três meses para o início do verão e muita gente começou a correr atrás do prejuízo causado pelas comilanças do inverno. É o famoso projeto verão. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE para a farmacêutica Bayer no ano de 2020, 84% dos brasileiros gostariam de ter um estilo de vida mais saudável, mas somente um terço delas consegue manter estas mudanças. 

Para conquistar o corpo desejado para a estação mais quente do ano, muitos recorrem às dietas milagrosas e que prometem resultados rápidos, ainda que isso possa colocar em risco a própria saúde. 

Ainda que pareça repetitivo, é sempre válido reforçar a importância de manter hábitos saudáveis o ano inteiro. Não só pela estética, mas pela saúde. Para isso é preciso seguir alguns passos, mas que exigem alguma dedicação e esforço.

ORGANIZE-SE

É preciso organização para manter uma rotina saudável e duradoura. Planeje os horários em que poderá praticar exercícios físicos, quais horários poderá ir ao mercado e programar as refeições da semana. Sim, organizar a alimentação da semana é imprescindível para que comer algo que prejudique a reeducação alimentar não seja recorrente – não precisa deixar de comer aquilo que gosta, mas é preciso disciplina.

ALIMENTE-SE BEM

Pode parecer trabalhoso, mas se você separar duas horas do seu tempo num dia da semana, é possível organizar as refeições em marmitas, por exemplo. Assim, no fim das contas, na verdade, você economiza tempo e dinheiro.

Para quem quer perder os quilos conquistados no inverno, adotar hábitos alimentares saudáveis é primordial. Isso porque a alimentação é responsável por 80% do processo de emagrecimento.

Fazer as Dieta da Sopa, da Lua ou a Dieta da Papinha de Bebê podem até ajudar a perder peso, num primeiro momento. Porém, elas podem promover o resultado inverso e provocar um efeito rebote, além de trazer prejuízos para a saúde, já que restringem o consumo de grupos alimentares essenciais para a saúde.

Procure a ajuda de um nutricionista ou endocrinologista ou nutrólogo. Somente eles poderão prescrever um plano alimentar ideal. 

PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Seja pilates, musculação, dança, caminhada ou corrida, é preciso colocar o corpo em movimento. Algumas pessoas não podem nem ouvir falar em academia e, por isso, acabam não fazendo nenhum tipo de exercício. Em casa ou na rua, fuja do sedentarismo. Além de cuidar da alimentação, é preciso praticar exercícios físicos para que o projeto verão funcione. Conheça nossa linha fitness e de tênis para manter os treinos em dia.

Antes de sair fazendo atividades por aí, procure orientação de um profissional para evitar lesões, porque é aí que os excessos praticados em busca de resultados rápidos podem provocar problemas ainda maiores que os quilos a mais. 

O rolo da foto acima serve tanto para exercícios de alongamento quanto fortalecimento. (clique aqui)

O DESCANSO FAZ PARTE DO TREINO

Nem somente de alimentação saudável e exercícios físicos vive a preparação do corpo para o verão. Descansar também é fundamental para a recuperação muscular, além de ajudar a evitar lesões por excesso de exercícios. 

Quem acompanha a Clínica dos Pés, sabe que temos o que há de melhor e mais moderno em produtos para fisioterapia, mobilidade, produtos podológicos e saúde e bem-estar e ao longo destes mais de vinte anos de experiência, um fato curioso no período que antecede o verão é o aumento na procura por muletas e imobilizadores de tornozelo. Por isso é tão importante a orientação de um profissional e respeitar os limites do corpo.