Conforto, beleza e cuidados com a saúde aos seus pés

Nós já falamos aqui sobre a importância da escolha ideal de calçados tanto para diabéticos quanto para a prática esportiva. Porém, ainda que nenhum destes seja o seu caso, saiba que a qualidade dos calçados que você usa no seu dia a dia interfere diretamente na sua saúde.

Apesar de queridinho por muitas mulheres, os sapatos de bico fino e salto alto, por exemplo, diminuem a área de contato dos pés com o chão, prejudicando a distribuição correta do peso, além de comprimir todas as estruturas do antepé. Esta pressão, sofrida com frequência, pode provocar neuroma de Morton, inclusive, que é aquela sensação de pedra no sapato, dores agudas e queimação, além de dormência nos dedos ou na planta dos pés. 

TIPOS DE PISADAS

Além dos modelos de calçados que prejudicam a saúde dos pés, também é importante estar atento ao tipo de pisada. Ou seja, qual o formato dos seus pés? Este detalhe é muito importante para entender como seu peso corporal é distribuído sobre seus pés.

Existem três tipos de pisada: neutra, pronada e supinada. Se você não sabe a diferença entre eles, fique tranquilo, nós te explicamos.

NEUTRA

Como o próprio nome já diz, este tipo de pisada é neutra, quando há uma distribuição naturalmente mais uniforme do peso corporal sobre os pés. 

PRONADA

A pisada pronada é quando, ao encostar no chão, os pés se deslocam para dentro. Quando isso ocorre, o arco plantar fica mais próximo ao chão e esta é a principal estrutura de amortecimento dos pés.

Quem possui a pisada pronada, tem maiores chances de desenvolver lesões como fascite plantar, joanetes, canelite e insuficiência do tibial posterior.

SUPINADA

Já na pisada supinada acontece o contrário, ao encostar no chão, os pés se deslocam para fora. Neste caso, o peso corporal é descarregado na lateral dos pés e também prejudica o amortecimento da pisada pelo arco plantar.

Quem possui este tipo de pisada tem maior propensão a lesões como entorses de repetição, dor no dorso e fratura por estresse no 5º metatarso.

Os tipos de pisada são três: pronada, neutra e supinada (Foto: IOCB – Instituto de Ortopedia e Traumatologia Campo Belo)

IMPORTÂNCIA DO USO DE CALÇADOS ORTOPÉDICOS

Foi-se o tempo em que os calçados ortopédicos contavam com modelos fora dos “padrões convencionais”. Hoje, além de bonitos e confortáveis, também são tão duráveis quanto os comuns. Para ser classificado como ortopédico, o sapato deve ser anatômico para acomodar e dar a sustentação ideal para os pés, proporcionando maior estabilidade ao caminhar. O solado dos calçados ortopédicos também são mais flexíveis e maleáveis que os comuns, para auxiliar na absorção de impacto, porém, são resistentes.

Além de proporcionarem maior conforto, os calçados ortopédicos também ajudam a corrigir problemas e evitar tantos outros. Não é necessário esperar que algum problema aconteça para começar a investir neles.

Apostar em calçados ortopédicos traz uma série de benefícios à saúde como:

  • Proporcionar a distribuição adequada do peso corporal de acordo com o tipo de pisada;
  • Diminui dores, inflamações e lesões;
  • Pessoas com pés planos, por exemplo, têm o desconforto da pisada amenizado;
  • Amortecimento adequado e melhor sustentação dos pés;
  • Proporcionam alinhamento e maior sustentação do arco dos pés;
  • Reduz dores nos pés, pernas e coluna;
  • Melhora o fluxo sanguíneo;

ALÉM DE CONFORTÁVEIS, ESTÃO NA MODA

Como dissemos logo acima, além de fazerem bem para a saúde, os modelos atuais de calçados ortopédicos não deixam a desejar para os sapatos convencionais.

Um bom exemplo são os tão falados “chinelo nuvem”, que já podem ser encontrados em mais de uma versão .

Hailey Bieber, modelo e esposa do cantor Justin Bieber, aderiu à moda dos chinelos nuvem.

O modelo mais conhecido possui características anatômicas únicas no solado. A espessura de quase 4 centímetros estimula o contato total da planta dos pés na sola da sandália em todas as fases da pisada, o que proporciona equilíbrio e distribui o peso por toda a região plantar, reduzindo por igual os pontos de pressão.

Mas também é possível optar pelo chinelo nuvem também com tiras ajustáveis para servir confortavelmente em todos os pés. 

Os chinelos nuvem com tiras ajustáveis se adaptam a diversos formatos de pés.

Este modelo conta com um solado de 4 centímetros de espessura, estimulando o contato total da planta dos pés no solado da sandália. Assim, promovendo maior equilíbrio e distribuição uniforme do peso corporal sobre os pés. A ação anti-impacto do chinelo nuvem auxilia diretamente na proteção e prevenção para esporão de calcâneo, fascite plantar, neuroma de Morton, metatarsalgia, formação de calos, hiperqueratose, alívio das dores e pressão no calcanhar. Também indicada para deformidades do joanete, possui abertura lateral para alívio da pressão e dores causadas pela protuberância do hallux Valgus.

Para quem não é adepto aos chinelos modelos “slide”, é possível optar pelo modelo tradicional. A sandália ortopédica Fly Feet Total Support conta com piloto metatarsal, que elimina a pressão no antepé. Assim, evitando dores e formação de calos. Também proporciona apoio ao arco plantar, ideal para as pessoas de “pés chatos”, já que evitam a pronação excessiva dos pés, promovendo maior estabilidade e alinhamento ao caminhar. 

O chinelo Fly Feet Total Support ajuda a eliminar a pressão do antepé.

O formato do solado também facilita a respiração da sola dos pés, evitando contato com água e suor. 

De modo geral, este modelo é indicado para proporcionar conforto, relaxamento, prevenção de metatarsalgia, fascite plantar, neuroma de Morton, dores no calcanhar e no tornozelo.

O modelo Fly Feet Total Support pode ser adquirido diretamente pelo Whatsapp da Clínica dos Pés. Nossa equipe é preparada para atender a todos com rapidez e eficiência.

Os outros modelos de chinelo nuvem, entre muitos outros, ortopédicos e originais você encontra na loja online da Clínica dos Pés. Ou, se preferir, venha conhecer nossa loja física, no centro de Florianópolis – SC.