O que é rizartrose e como se tornou uma doença do mundo moderno

Já ouviu falar em rizartrose? O nome pode parecer um pouco estranho, mas, o que antes era considerado um problema predominantemente de pessoas idosas, hoje está cada vez mais presente no mundo moderno, devido aos hábitos da população.

A rizartrose é uma artrose na articulação do dedo polegar. Lembrando que a artrose é o desgaste de um tecido na extremidade do osso – cartilagem. 

Rizartrose é o desgaste da cartilagem da articulação do dedo polegar. (Foto: internet)

De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, pelo menos 40% da população mundial já sofre ou ainda terá artrose na região dos dedos e punhos.  

DOENÇA DO MUNDO MODERNO

Mas por que esta é considerada uma doença do mundo moderno? Simples. Cada vez passa-se mais tempo manuseando smartphones, tablets, computadores e videogames. O excesso de tecnologia, além de outros malefícios, também pode prejudicar articulações. 

O dedo polegar é o que permite que façamos o movimento de pinça, por exemplo, e permite que segurar o smartphone com apenas uma das mãos seja possível. Enquanto lê este texto, você deve estar visualizando o movimento que fazemos para mandar uma mensagem. Conseguindo imaginar a execução deste movimento, fica mais fácil entender de que maneira o desgaste da região ocorre.

SINTOMAS

A cartilagem funciona como uma espécie de amortecedor dos movimentos. Com o aumento do desgaste desta parte, a movimentação do polegar acaba se tornando quase impossível, tamanha a dor. 

Sabe quando falta lubrificação na engrenagem de uma máquina? Esta é a sensação quando a rizartrose se “instala” no dedo. Ainda comparando com o funcionamento de uma máquina, quando os parafusos ressecam, eles travam e o equipamento deixa de funcionar adequadamente, certo? No caso da articulação do dedão funciona da mesma maneira. 

Com a progressão do quadro, a tendência é que estes sintomas piorem, além da fraqueza ao executar movimentos que antes pareciam simples – como o de pinça. 

CAUSAS

Lá no início deste texto falamos sobre a rizartrose ser uma doença do mundo moderno. Porém, antes disso, era bastante comum em pessoas de mais idade, causada pelo desgaste natural das articulações do corpo com o passar do tempo e em mulheres após a menopausa

  • Principais fatores que levam à rizartrose:
    • Predisposição genética como alterações nos ligamentos que tornam o indivíduo mais flexível que o “normal”. Condição mais comum em mulheres;
    • Sobrecarga de movimentos na articulação do polegar – uso excessivo de smartphone, por exemplo.
    • Pós-lesão – fraturas que danificam a região 

TRATAMENTOS

O tratamento adotado pelo ortopedista especialista em mãos vai depender muito do estágio em que se encontra a doença. 

O método mais conservador e, geralmente, o primeiro a ser adotado é o repouso aliado à aplicação de gelo, uso de anti-inflamatórios e uso de talas para imobilizar os movimentos da região.

O uso de órteses pode ajudar a retardar a progressão da rizartrose. (clique aqui)

Alguns especialistas também fazem uso da infiltração com ácido hialurônico no local do problema, técnica que elimina as dores por alguns meses e ajuda a retardar a progressão da doença.

Caso nenhuma destas alternativas faça efeito e as dores aumentem, ainda existe a possibilidade de recorrer à cirurgia. A técnica aplicada dependerá do profissional e do grau em que se encontra a rizartrose. O resultado costuma ser bastante positivo e é aprovado por mais de 90% dos pacientes operados.