Inflamação no cóccix – fique atento

Imagine você ser diagnosticado com uma inflamação no cóccix. Esta é uma daquelas partes do corpo que só são lembradas quando apresentam algum problema.

Embora não seja tão lembrado, este osso tem papel fundamental na qualidade da mobilidade. Ele fica ao final da coluna vertebral, logo abaixo do sacro e, se inflamado, interfere diretamente em movimentos como sentar.

O cóccix é o último osso da estrutura da coluna vertebral. (Foto: Site Dr. Michel Kanas)

A inflamação desta região é chamada de coccidinia.

CAUSAS

Passar muitas horas por dia sentado faz parte do cotidiano das pessoas que trabalham em frente ao computador, por exemplo. E, caso a postura não seja observada, o cóccix é quem pode sofrer.

Além da má postura, outros fatores também podem resultar na inflamação local.

– Queda

Um acidente, como cair de bunda no chão, pode ocasionar a lesão pelo impacto. Isso pode acontecer com uma dona de casa, que escorrega num piso molhado, assim como com um jogador de futebol, já que pode cair ao chão numa disputa de bola e, quem sabe, ser acertado por um chute acidental no local.

– Gestação

Durante a gravidez, principalmente na reta final, há uma maior sobrecarga na região lombar e também uma maior flexibilidade dos ligamentos, que é para facilitar a passagem do bebê na hora do parto. Aliás, no momento do nascimento do bebê também é possível que ocorra o problema, já que os músculos e ligamentos podem esticar demais, resultando na coccidinia.

– Tensão repetida

Praticantes de esportes como ciclismo e remo podem apresentar inflamação na região do cóccix. Isso porque estes atletas acabam passando muito tempo sentados, pressionando a base da coluna. Além disso, o movimento de se curvar excessivamente para frente e para trás acaba forçando toda a estrutura da coluna – incluindo músculos e ligamentos.

Ocorrendo este desgaste, o cóccix não é mais capaz de se manter na posição correta.

– Sobrepeso

Indivíduos acima do peso também podem sofrer com coccidinia. Isso porque há sobrecarga no cóccix, principalmente quando se está sentado.

Porém, o oposto também pode facilitar o surgimento de problemas. Pessoas magras demais não têm gordura o suficiente na região das nádegas, fazendo com que haja maior atrito entre os tecidos.

Para evitar que, caso a inflamação se desenvolva, o problema se agrave, fique atento aos sintomas da coccidinia.

A dor, em geral, é o principal sinal de que algo está errado. Porém, ela pode se apresentar das seguintes formas:

– Dor na maior parte do tempo, sendo que, em alguns momentos, se torna mais intensa;

– Ao sentar-se;

– Quando passa longos períodos em pé;

– Pode atrapalhar o sono, fazendo com que fique difícil dormir;

– Dirigir, por exemplo, pode não ser mais uma tarefa simples. Ou seja, atividades do dia a dia se tornam mais difíceis

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Caso o indivíduo sinta dor persistente no local, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico ortopedista, que vai avaliar o quadro e solicitar o exame que julgar mais adequado para um diagnóstico preciso.

Estes exames podem ser uma radiografia simples do cóccix, raio-x dinâmico da coluna, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou eletroneuromiografia.

Para tratar a coccidinia, além do uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios para o alívio da dor, a fisioterapia também tem papel importante para tratar o problema. Em alguns casos é recomendada a infiltração com corticosteroides e anestésicos. Para outros casos específicos também pode ser indicada a coccigectomia, que é o procedimento cirúrgico para solucionar o problema.

Além destas alternativas, algumas adaptações no dia a dia também ajudam a atenuar a coccidinia. A principal é aliviar a pressão sobre a região.

Deixar de realizar atividades sentado no dia a dia é praticamente impossível para muitos. Por isso é recomendado o uso de almofadas ortopédicas, pois elas atuam justamente no alívio da pressão e reduzindo o desconforto.

O uso de almofadas ortopédicas são eficazes no alívio da pressão sobre o cóccix. (clique aqui)

E assim, com o tratamento adequado, é possível retomar as atividades cotidianas.