Comece a cuidar da saúde pela higiene bucal

Muito além de causarem uma boa primeira impressão, dentes bonitos e bem cuidados também são uma amostra dos cuidados com a saúde

A boca é porta de entrada para diversos vírus espalhados mundo afora, mas também pode ser a causadora de problemas de saúde, caso a higiene oral não seja feita adequadamente.

PRINCIPAIS DOENÇAS RELACIONADAS À SAÚDE BUCAL

A falta de higiene bucal ou quando ela é mal feita, pode provocar inúmeros problemas de saúde, que, se não tratados a tempo, podem se agravar.

  • Placa Bacteriana

É uma película incolor composta por bactérias e restos de comida na superfície dos dentes e da gengiva. O consumo frequente de doces acelera o desenvolvimento da placa. Caso não seja removida o quanto antes, a placa bacteriana pode provocar outras doenças da boca que listamos abaixo.

  • Cárie

Bastante comum, a cárie destrói as estruturas de cálcio dos dentes. Ela pode demorar a ser percebida, enquanto evolui na destruição dos dentes. A cárie surge por meio dos ácidos produzidos pela placa bacteriana com a ingestão frequente de açúcar – e a má higienização bucal. Também pode provocar dor.

  • Tártaro

Como dissemos anteriormente, a placa bacteriana deve ser removida o quanto antes. Quando isso não ocorre, o problema evolui para o tártaro, que é a calcificação da placa, formando uma camada amarelada sobre os dentes.

  • Gengivite

As gengivas também são afetadas pela falta de cuidados com a saúde bucal. Também provocada pela não remoção da placa bacteriana, a gengivite é a inflamação da gengiva. Percebe-se sangramento no local. Quando isso acontece é preciso prestar atenção se a escovação está sendo feita da maneira correta. Tanto a escovação quanto o uso de fio dental não devem ser interrompidos.

  • Periodontite

Caso a gengivite não seja tratada corretamente, pode provocar a perda óssea e de outras estruturas que dão sustentação aos dentes. A isto se dá o nome de periodontite. Além de sangramento, também é produzido pus, retração da gengiva e aumenta a sensibilidade. A periodontite é a principal causa de perda dentária entre adultos e idosos.

Procure seu dentista, ao menos, a cada seis meses para limpeza a avaliação dos dentes. (Foto: Freepik)

CUIDADOS DESDE O INÍCIO DA VIDA

Desde as primeiras horas de vida o bebê se alimenta – seja de leite materno ou fórmula. Por isso a limpeza da boca do bebê deve ser realizada com o auxílio de uma gaze umedecida em água previamente fervida.

Este cuidado deve ser tomado até o nascimento dos primeiros dentes, quando passa-se a utilizar uma escova dental adequada para a idade do bebê.

É importante fazer acompanhamento com o dentista desde os primeiros meses de vida da criança.

Durante o primeiro ano de vida é muito importante cuidar para que não surjam cáries nos dentes das crianças, pois existe um tipo ela se prolifera rapidamente, podendo atingir vários dentes ao mesmo tempo, destruindo-os.

CUIDADOS DURANTE A GESTAÇÃO

Durante os meses da gravidez, o risco de desenvolver doenças bucais aumenta. Isso se deve ao aumento da ingestão de alimentos sem que a frequência da higienização dos dentes também aumente. O que faz com que a sujeira dos alimentos passe mais tempo entre os dentes, o que aumenta a chance de surgimento da placa bacteriana e todos os problemas trazidos por ela.

Outra questão é que, durante a gestação, há uma maior produção hormonal. Entre eles, a progesterona, que faz com que o fluxo sanguíneo aumente, tornando a gengiva mais sensível. Consequentemente, maior chance de desenvolver gengivite, com maior propensão entre o segundo e o oitavo mês. 

Os cuidados com a saúde bucal no período da gestação deve ser redobrado, já que as bactérias da placa bacteriana podem migrar para a corrente sanguínea, estimulando o trabalho de parto – há o risco de nascimento prematuro.

OS PROBLEMAS PODEM IR ALÉM DA BOCA

A falta de cuidados com os dentes podem afetar, inclusive, o coração. A endocardite bacteriana é a infecção do endocárdio, que é o revestimento interno do coração, e pode ser provocada por bactérias vindas de outras partes do corpo. 

O indivíduo com placa bacteriana que vem a desenvolver a gengivite, pode fazer com que as bactérias penetrem na corrente sanguínea, provocando a infecção. Isso acontece quando há sangramentos provocados pela mastigação ou escovação, por exemplo.

A endocardite bacteriana é uma doença séria e é importante ressaltar que ela não é provocada somente pela falta de higiene bucal.

PREVENÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

Manter a saúde da boca e dos dentes não é difícil, basta apenas alguns cuidados básicos diários.

  • Escove os dentes 

Sempre depois das refeições e antes de dormir, escove os dentes, observando os movimentos corretos para uma higiene adequada e evitar machucar a gengiva. Cada escovação deve durar, pelo menos, dois minutos.

Em caso de dúvidas, procure a orientação de um dentista.

  • Utilize pasta de dentes com flúor 

O flúor tem efeito antimicrobiano e ajuda a combater a proliferação de bactérias na boca, evitando, assim, o surgimento de placa bacteriana, cáries e diversas outras doenças da boca. A quantidade ideal para cada escovação é de o equivalente a um grão de ervilha.

  • Opte por uma escova dental de qualidade 

Na Clínica dos Pés, trabalhamos somente com produtos de qualidade, como é o caso das escovas Curaprox. Por conter 5460 cerdas de baixo diâmetro, ela alcança lugares que escovas de dentes comuns não chegam. Além disso, não possui espaços que possam reter bactérias, evitando a proliferação de microorganismos.

A escova dental Curaprox possui mais cerdas que escovas dentais comuns, limpando lugares de difícil acesso. (clique aqui)
  • Use fio dental diariamente

Cerca de 40 centímetros de fio dental são suficientes para fazer a limpeza dos dentes. De acordo com o Ministério da Saúde, é necessário passar entre todos os dentes pelo menos duas vezes, com cuidado para não machucar a gengiva.

Outra alternativa, ainda mais eficaz, é o irrigador oral, que pode ser usado por toda a família. Remove 99,9% da placa bacteriana e outros resíduos acumulados, além de alcançar lugares que escovas de dentes convencionais não conseguem limpar.

O irrigador oral pode ser usado por toda família e possui ação mais eficaz que o uso do fio dental. (clique aqui)
  • Escove a língua

A língua também retém restos de comida e bactérias que provocam o mau hálito.

  • Vá ao dentista

Pelo menos a cada seis meses, vá ao seu dentista de confiança para realizar uma limpeza profunda dos dentes. Assim, caso haja algum problema, o profissional poderá identificar e resolver prontamente. 

E aí, você está fazendo sua higiene bucal corretamente?