O que é Podologia?

 O que você precisa saber sobre a podologia.

1 – Qual a importância do podólogo e qual a função desse profissional?

O Podólogo é um profissional da área de saúde de nível médio. A sua  função básica, além de tratar algumas lesões superficiais, é prevenir e orientar o aparecimento de lesões nos pés como micoses nas unhas e entre os dedos – conhecidas popularmente como frieiras , unhas encravadas, calos, calosidades e verrugas são as mais comuns, que são doenças superficiais dos pés.

2 – Quando se deve procurar a Podóloga e com que freqüência devemos procurar esse profissional?

O ideal é que a população procure o Podológo periodicamente, pelo menos uma vez a cada mês, mesmo que não haja nenhum tipo de lesão nos pés. Muitas pessoas só procuram o Podólogo quando estão com algum problema e, na verdade, o trabalho da Podóloga deveria ser muito mais preventivo.

3 – Como é o tratamento feito pelo Podólogo realizado na clínica dos pés?

São basicamente procedimentos de higienização e hidratação dos pés. No caso do cliente não apresentar nenhum problema, o Podólogo corta as unhas de forma correta, higieniza-as retirando os excessos de pele para evitar o encravamento das unhas, remove os excessos de queratina (que é a proteína que se concentra em forma de pele endurecida em algumas áreas da sola dos pés, conhecida vulgarmente como calosidade) lixando essas áreas e por fim a hidratação  com cremes específicos para os pés.

4 – Como são higienizados os instrumentais utilizados na podologia?
Os nossos tratamentos têm inicio no processo de esterilização em autoclave, (inclusive com controle mensal da eficácia da esterilização) e os demais insumos, são descartáveis. Observando-se os critérios e padrões de exigência da Vigilância Sanitária.


Esperamos você para uma avaliação Gratuita com a podóloga.