Saiba! Porque é importante hidratar os pés?

Saiba! Porque é importante hidratar os pés?

Os Pés são os responsáveis por nos levar mundo a fora e cuidar deles é fundamental para mantermos a nossa vida ativa.

A falta de cuidado com os pés, principalmente com a região dos calcanhares, pode causar problemas que vão além da estética, como ressecamentos e até mesmo incômodas fissuras ou rachaduras.

Algumas variáveis podem contribuir para desenvolver ressecamento da pele tais como:  temperatura, tipo de calçado, idade (a pele fica mais fina e menos elástica) alguns medicamentos também pode contribuir ou fatores fisiológicos como diabetes, podem causar perda de água e deixar os pés ressecados, sendo assim a pele se torna áspera e menos elástica e mais propensa a desenvolver calosidades e fissuras deixando-os mais vulneráveis as infecções.

Os pés possuem suas camadas de pele mais resistente e 5 vezes mais grossa que em outras partes do corpo, A pele do calcanhar é naturalmente espessa justamente para resistir aos atritos, por este motivo precisam de cremes específicos com uma maior concentração de componentes hidratantes. Os pés necessitam de hidratação em alguns casos até mais que o corpo.

Prevenção:

Sempre é melhor prevenir, portanto, caso tenha problemas com rachaduras e fissuras nos pés, temos que ficar atentos a hidratação também do nosso corpo, a ingestão de 2 litros de agua diariamente é o indicado, hidratar a região suscetíveis ao ressecamento de modo constante e com creme especifico e usar calçados confortáveis. É fundamental manter a pele hidratada.

Porque não lixar?

Evite ao máximo qualquer tipo de lixa ou pedras. Caso resolva lixar, use a lixa molhada, com o pé seco e só lixe a parte amarelada, com isto você não afina demais a pele, se concentre mais nas laterais e nas calosidades.

 Lembre-se! Quando lixamos os pés, estamos estimulando ainda mais a produção de queratina que é a substância que endurece a pele. Como foi agredida a pele volta a engrossar, tornando assim um ciclo vicioso.

Esfoliação:

Recomendamos fazer a esfoliação (1) uma vez por semana pois ajuda a eliminar células mortas, aumentando a penetração dos agentes hidratantes. Você pode usar cremes esfoliantes específicos ou esfoliante caseiro.

Aprenda a fazer um esfoliante caseiro: 

Esfoliante Caseiro com produtos que você tem na sua cozinha.

Ingredientes:1 e ½ xíc. (chá) de açúcar cristal  e 4 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo de girassol. Misture tudo e aplique.

Outra opção para pés mais sensíveis ou do diabético:

2 colher de sopa de mel + 3 colher de fubá ou aveia. Misture tudo e aplique.

Modo de fazer: Aplique o esfoliante sobre a pele, sempre em movimentos circulares e precisos, removendo, assim, as células mortas. Se seu pé estiver muito rachado, repita a operação. Lave os pés com agua corrente, seque bem e hidrate com o creme de sua preferência.

Hidratar:

A pele hidratada fica mais resistente às agressões e regenera mais rápido caso ocorram lesões, além de servir como método de precaução para que a pele do calcanhar não engrosse.

Com movimentos circulares aplique um hidratante específico para região. Caso queira ter uma penetração mais profunda você pode enrolar um plástico PVC, com os pés ainda com creme, e dormir. Quando acordar desenrole o plástico dos seus pés. Você verá a grande diferença.

Hidratação Profunda.

Se você já tentou fazer o passo a passo acima e não está resolvendo procure um Podólogo ele irá fazer um tratamento com hidratação profunda, fazendo o desbastamento das calosidades e asperezas removendo as peles mortas e hidratando com produtos profissionais para que você possa continuar a fazer manutenção em casa. 

Manutenção: 

Realizado o processo, é importante focar na manutenção dos cuidados na região. Evite usar sapato apertado e salto alto, pois ambos ajudam a aumentar a calosidade.  Em dias quentes prefira sandálias e chinelos já nos dias frios e substitua a meia sintética pela de algodão.

Agora que você aprendeu como manter seus pés hidratados. Com dicas e receitas simples de produtos que você pode fazer em casa. Mas se você prefere cosméticos em geral ou ficou com dúvidas? Procure o sua podóloga e agende uma consulta!

Escrito em 20-10-2016

Atualizado 23-08-2020