Prepare seus pés para o verão!

Prepare seus pés para o verão!

Vem chegando o verão é a hora de dar um trato nos seus pés, para começar a coloca-los à amostra.

“Antes do inverno e do verão, quando mudamos de calçado aberto para fechado e de fechado para aberto respetivamente é a altura indicada procurar um podólogo e fazer em check up podológico”.

Com o uso regular de calçado fechado, essencial nos meses mais frios, propicia o aparecimento de alguns fungos nos pés, muitos calos, a pele engrossa, as vezes a unha encravada, em enfim foram abandonados e abafados por um bom tempo. Ai quando chega o verão começa o desespero.

Nesta visita a podóloga ela fará um check up e irá dar um tratamento especializado, orientando os cuidados sobre os fungos, cortando as unhas corretamente, desbastando os calos e as calosidades, retirando as células mortas.

Mas o que deve ser feito quer seja no inverno ou no verão, são os cuidados básicos que devemos levar em consideração, para manter a saúde dos pés, lembre-se ele é a sustentação do nosso corpo e para termos uma qualidade de vida é fundamental é cuidarmos deles sempre.

Vamos as dicas sobre os cuidados para o verão:

1-   Lavar diariamente os pés com água não muito quente e sabão neutro, tirando bem a areia da praia dos sulcos ungueais com escovinha própria, secá-los bem entre os dedos.

2-   Usar sandálias de preferência ajustadas no tornozelo, assim o pé fica dentro da plataforma do calçados, evitando o atrito do calcanhar nas bordas das sandálias e tamancos, com isto evita-se as fissuras e rachaduras.

3-   Aplicar cremes hidratante específicos para os pés, para manter a pele hidratada e macia, quando a pele está hidratada ela fica com mais elasticidades e com isto aguenta mais os atritos, provocados pela chinelos, pelo andar descalços na praia.

4-   Evitar andar descalços em lugares públicos, como academias, piscinas, vestiários.

5-   Quando ao calos não tente remove-los com caliciadas ou material cortantes.

6-   Já as unhas corte-as preferencialmente retas e não muito curta, sempre com o uso de cortadores específicos para esta função.

7-   Se você gosta de pintar as unhas neste período, entre uma e outra renovação do esmalte deixa-as sem esmalte por pelo menos 24 horas. Pois o esmalte cria uma barreira que impede a oxigenação natural que é própria das unhas.

8-   Quanto as peles ou cutículas em volta das unhas não devem ser totalmente removidas, uma vez que funcionam como uma barreira de proteção entre a unha e a pele, para determinado tipo de micro-organismos, que só provocam danos no nosso corpo se tiverem acesso a uma espécie de porta de entrada.