Curiosidades sobre os pés

1.      Voce sabia que: 52 ossos dos dois pés humanos representam 1/4 de todos os ossos do corpo.

2.      E que cada pé humano possui 26 ossos e 33 músculos.

3.      E que ainda há três tipos diferentes de pisadas: Supinada (Para fora), neutra, e pronada (para dentro)

4.      É a parte do corpo que contém mais terminações nervosas por centímetro quadrado (e é por isso que sentimos cócegas tão facilmente.

5.      Um adulto dá em média de 4000 a 6000 passos por dia, o que equivale a 5 voltas à terra ao longo da vida.

6.      Os pés suportam 4 vezes o peso de nosso corpo quando corremos.

7.      Correr é uma das atividades menos nocivas aos pés, esportes com movimentos rápidos e dribles impões pressões duas vezes maiores ao calcanhar e aos pés.

8.      Por mais incrível que pareça ficar parado é mais cansativo aos pés do que se manter em movimento. Ficar parado tensiona o mesmo conjunto de músculos por um longo período.

9.      Entre 75 e 80% da população adulta tem algum problema nos pés.

10.    Todos os anos a população feminina perde 44 milhões de dias de trabalho devido a dores nas costas, causadas pelo uso de saltos altos e sapatos inadequados. Na realidade, as mulheres têm cerca de 4 vezes mais problemas nos pés do que os homens, sendo o uso de saltos altos um dos fatores que mais contribui para este problema.

11.     Sabia que os nossos pés são a zona do corpo com mais glândulas sudoríparas por centímetro quadrado? Os pés possuem 250000 glândulas sudoríparas que produzem mais de dois decilitros de suor por dia!

12.     Se vai comprar um sapato / tênis novo então o ideal é fazê-lo na parte da tarde pois os pés incham ao longo do dia.

13.     Use sempre o calçado correto para a ocasião, mas se for o caso de usar salto alto procure sempre carregar um calçado de “emergência” como sandálias ou sapatilhas (Acredite, você irá precisar).

14.      20% da população considera os pés a zona menos atraente do seu corpo.

15.      Estudos feitos (por Cibele Réssio com 400 pessoas), mostra quanto tempo uma mulher de salto alto leva para ter dor: Na hora 20 %, 2 Horas depois 40%, 4 horas depois 30%. E somete 10% não apresentam dor.

16.     O pé como medida de distância surgiu na Inglaterra. O rei Eduardo II estabeleceu seu próprio pé como medida na seguinte razão: 36 grãos de cevada são iguais a um pé.

17.     Um estudo americano chamado ‘Se o sapato lhe servir, use-o’ concluiu que 9 em cada 10 mulheres usam sapatos demasiados pequenos para o tamanho dos seus pés e que acima dos 60 anos 70% das mulheres terão problemas osteo articulares nos seus pés.

18.     À medida que envelhece, os seus pés tendem a alongar e a alargar, mas poucas mulheres gostam de os medir a partir dos 20 anos.

19.    Além do que os problemas nos pés aparecem maioritariamente, aos 40, 50 e 60 anos, no seguimento de décadas de utilização de sapatos mal dimensionados.

20.     Há autores que referem que devemos usar calçado com comprimento, cerca de 2cm mais do que o nosso pé. Desta forma há mais espaço para os dedos e evitam-se as deformações dos mesmos.

21.    Se a pressão social sobre os aspecto das mulheres e o tipo de sapatos ‘aceitáveis’ mudasse, haveria muito menos problemas nos pés!

22. Do ponto de vista filosófico, os pés carregam o cidadão pela vida. São os olhos da extremidade inferior do ser humano, capazes de detectar perigos e prazeres.

Gostou das dicas deixe seu comentário: