Lesões do pé do esportista

Você sabia que manter uma correta biomecânica do pé e tornozelo, é vital  para o correto funcionamento de toda a extremidade inferior.

Que a força de deslocamento, rotatórias, de extensão, de tensão ou compressiva que se realizam durante a fase postural da marcha, devem estar igualmente dissipadas e distribuídas.

E ainda que a Terminologia “lesão esportiva no pé” é imprecisa, porque a lesão é o resultado da aplicação sobre o pé de forças que excedem sua capacidade de resistência.

Então estas forças podem ser aplicadas de forma imediata ou através de um longo período de tempo mais ou menos prolongados.

Já pensou que o nosso organismo é capaz de por si só diferenciar os diversos tipos de estresse que é submetido, mas ele sabe somente se é um movimento brusco ou um impacto direto.

Agora a maior parte das lesões do pé e tornozelos são ocasionadas por atividades físicas, e não se diferenciam pelas atividades cotidianas, o que acontece que para retorno a prática desportiva tem que estar 100% curadas.

Muitas destas lesões poderiam ser evitadas, normalmente estas lesões menos complexas são tratadas de forma incorreta com remédios caseiros, sem buscar o que causou e a solução definitiva através de um profissional, assim sendo as lesões muitas vezes se tornam crônicas. Geralmente uma simples orientação de um podólogo evitaria várias destas lesões.

Lembre-se que os exercício tem que ser maneira individualizada respeitando a sua característica próprias, nem toda pratica desportista de um amigo, seria ideal para você, pense nisto.

Outra coisa você tem certeza que o calçados que você usa para a seu tipo de atividade física está correto?

O alongamento é muito importante.

Tenho visto que no início da primavera é quando mais acometem as lesões e pés e tornozelos, tendo em vista que vem chegando a estação mais quente do ano e as pessoas iniciam ou reiniciam seus treinamentos correndo atrás do prejuízo, querendo restabelecer aquele corpo do verão passado, e retomam sua atividades física de onde parou, tem que  faze-lo progressivamente.

Outra coisa que observo nas academias são as pessoas que não fazem nenhum tipo de alongamento, seja antes ou após a atividade física, lembre-se disto, o alongamento faz parte do seu treino.

Seja qual  for a atividade física que você realiza, veja o que ocasiona lesão:

O não aquecimento inicial de qualquer atividade é muito importante;

Pressão excessivas sobre o sistema musculo- esquelético;

Superfícies de pratica inadequada, tipo terrenos instáveis, desnivelados, inclinação, etc exemplo mais comum areia da praia;

Mal planejamento do treino, seja por intensidade, ou por sua combinação, ou por espaço em tempo;

Distancias excessivas;

Inicio de novos programas de treinamento;

Trocas bruscas de velocidade.

Enfim incie sua atividade aos pouco e vai aumentando progressivamente. Tenha um bom desempenho no esporte ou atividade que mais lhe agrada. Bom Treino!