Saiba como escolher o sapato ideal para a dança de salão.

Os calçados podem dificultar ou facilitar o seu desempenho, você escolhe!

Que a dança é extremamente benéfica para a sua saúde, todos nós sabemos. Quando estamos em algum baile sempre acompanhamos com os olhares da plateia aquele casal que está dando um show e pensamos na 2º feira, vamos nos inscrever num curso de dança de salão, e as vezes comentamos com os amigos como este ou aquele casal dançam bem! Parecem flutuar! Você viu a sapato dela? O que será que tem de diferente? Nossa ela dançou a noite toda e não parece que tenha dores nos pés!

E ai fui pesquisar e descobri que, para cada tipo de dança existe um calçado especifico, assim muitas empresas calçadista, vendo o crescente da dança, investiram na confecção de sapatos, sandálias, sapatilhas tênis apropriados para este fim.

No caso da dança de salão, o melhor é aquele que te permite deslizar sem escorregar e que não te prende no chão, para evitar lesões.

Para as mulheres: Sapato tipo boneca, com bico redondo com salto aproximado entre 3 cm e 5cm, este deve ser grosso, o salto fino e´ inimigo da dançarina, uma vez que impede a distribuição do peso, deixando o tornozelo instável. Devem ser presos ao tornozelo com ajustes por meio de fivelas ou velcro. A parte da frente (gáspea) deve ser rente aos dedos, portanto evite os bicos finos, pois atrapalham os movimentos e podem ter atrito excessivo com o chão. O solado não pode ser de borracha pois esse material são antiderrapantes.

Para os Homens: O sapato fechado também deve ter a frente bem rente aos dedos, mas tomando cuidado para não gerar incômodos como apertos dos dedos. Solado de couro com um salto de no mínimo 2 cm.

Usando este tipo de sapatos com certeza o casal terá maior facilidade para deslizar no salão.  Evite o solado borracha, pois esse material é antiderrapante.

Este são os sapatos para a dança de salão tradicionais, depois tem as variações para os outros tipos de dança

As sapatilhas no caso do forró, normalmente a mulher dança de sapatilha e rasteirinha, como a mulher fica mais baixa que seu parceiro e necessita fazer movimento usando a ponta dos pés. A longo prazo, essa inclinação causa sobre peso nos dedos ocasionando dores e até lesões.

No tango: Uma das peças mais importantes na indumentária dos dançarinos são os sapatos. Para a mulheres segue a mesma modalidade do sapato para dança de salão com a diferença que este os saltos variam desde 6,5cm a 10 cm, tem a base larga e a ponta fina. Mas para andar e dançar com elegância com este tipo de calçado é necessário algum treino. Para os homens os saltos.

Os materiais podem ser os mais diversos: verniz, couro, camurça pelica. Uma dica: use-os sempre com meias.