Com tratar dos pés em casa?

Meu pé está um horror! E não tenho como sair de casa, para buscar uma profissional para cuidar o que faço?

Como tratar os pés em casa? Já que não posso ir a podóloga.

Em tempos de covid-19 no qual estamos em quarentena em casa, podemos aproveitar para cuidar dos nossos pés, com aquilo que temos em casa.

Já se passaram um tempo as unhas cresceram, estão incomodando ou as vezes doendo, os pés estão ásperos e desidratados.

Cuidar das unhas em casa? 

Recomenda-se cortar as unhas dos pés a cada 15 dias em média, evitando que elas cresçam demais a ponto de acumular resíduos ou que fiquem muito curtas e apresentem mais risco de encravar.

Corte a unha em formato reto (para evitar que encrave);

Lixe-a só nas pontinhas, para manter as unhas sem regiões ásperas;

Não tire “pelinhas” e cutículas, que podem encravar e infeccionar. Em vez disso,é melhor apenas empurrar com uma espátula e mantê-la hidratadas

Hidrate diariamente os cantos das unhas com cremes (PróUnha, Homeopast, removedor de cutículas, ou óleo, (qualquer que tenha em casa), pois quanto mais hidratada a pele estiver, (a calosidade)  ao redor da unha alivia a pressão.

Minha unha encravou, e agora?

Se você cortou errado, por favor não mexa! A tendência e piorar. Assim que possível procure uma profissional podólogo.

E agora o que faço? Você pode fazer alguns cuidados paliativos em casa, para amenizar a dor.

Para alivia a dor você poderá usar: A tintura de arnica ”Arnica é uma planta medicinal (espécie vegetal com nome científico Arnica Montana) com propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, adstringentes e anestésicas”.  Aplicar no local do encravamento, um algodão embebido na solução e aplicar 3 vezes ao dia.

Outra solução é o uso de “salmora”, ou seja, compressa bem úmida de água e sal morno no local, fazer compressa 3 vezes ao dia.

Meus pés estão muito ressecados!

O que posso usar para o ressecamento dos pés, em casa?

Caso você sinta que a pele dos seus pés está ressecada, principalmente nos calcanhares, onde a pele é naturalmente mais seca, a esfoliação deve entrar em seu rol de cuidados.

A esfoliação remove as células mortas e aumenta o efeito dos hidratantes, pois os ativos conseguem penetrar melhor na pele. Para os calcanhares, a recomendação é esfoliar no máximo uma vez por semana, sem exagerar na força.

Sendo assim. Evitar lixar, mas se for necessário, usar (1) vez por semana da seguinte forma, molhe a lixa e mantenha o pé seco, e só lixe até retirar a pele amarelada, assim você retira somente a pele morta, assim ajuda na penetração do creme de hidratação e evita as rachaduras  que facilitar a entrada de micro-organismos.

Agora é hora de Hidratar os pés em casa.

Depois da esfoliação e hora de hidratar, utilize um creme especifico para os pés, mas se você não tiver nenhum creme em casa você pode recorrer ao azeite de cozinha, passe em todo o pé e utilize o plástico filme e envolve o seu pé por 15 minutos. Lembre-se de lava-los após para retirar o excesso de óleo enão ficar escorregadio

Você também pode usar o “truque da meia”, depois de passar creme ou o óleo em todo o pé, vista uma meia em seguida. “A meia aumenta a temperatura dos pés, melhorando a penetração do produto.”

Eu gosto fazer isto enquanto estou caminhando na esteira. Depois, lave bem e novamente aplique um creme hidratante.

Lembre-se de criar hábitos para cuidados dos pés.

 Meu calo esta doendo, o que faço?

Não tente cortá-lo ou retirá-lo sozinho, você poderá piorar a situação.

Como falei sobre a hidratação o calo e a mesma coisa só que numa área menor e na maioria das vezes muito dolorido, portanto, você pode hidratar com creme ou azeite, por 15 minutos ou mais e depois com uma lixa de unha ir lixando suavemente;

Não tente tudo tirá-lo de uma vez só, repita no dia seguinte que a dor vai aliviar.

Quando tudo isto passar, estaremos esperando você para cuidar de seus pés como sempre.

Equipe de podólogas

Clinica dos pés