Seu home office está saudável?

Home office, trabalho remoto ou de casa. São expressões que se tornaram mais comuns no período de quarentena, mas o fato é que a fase de distanciamento social apenas intensificou uma tendência que já era bem clara.

Uma pesquisa mundial de 2018, a Global State of Remote Work, é bem ilustrativa disso. No levantamento, 56% das empresas consultadas indicavam a adoção de modalidades e possibilidades de trabalho remoto.

É o que está por trás da informação trazida por um outro estudo, também de 2018, que apontava um universo de 35% de home officers no mundo.

São sinais de que o home office é uma realidade e deve seguir crescendo. Mas trabalhar em casa exige alguns cuidados específicos para não prejudicar a saúde. É sobre isso que vamos falar nesse texto.

Trabalhar em casa exige preparação

Quando pensamos nos benefícios colhidos pelo profissional, ao trabalhar remotamente, a perspectiva de maior independência e autonomia são alguns dos principais atrativos.

É possível, por exemplo, atuar nos períodos de melhor pico produtivo, estando mais perto da família, se alimentando melhor e economizando o tempo e a energia gastos no deslocamento até o trabalho.

Mas é preciso estar atento para fazer do home office uma experiência realmente positiva. Em primeiro lugar tenha em mente que o ambiente deve ser adequado, com boa iluminação e pouco barulho. Sua família deve saber que você está trabalhando e evitar interrupções.

Outro ponto fundamental é fixar horário para a jornada de trabalho, com um conjunto de tarefas e atividades determinadas e bastante organizado. Além disso, são cruciais os momentos de intervalo e pausa, para a sua saúde mental.

Espaços bem pensados são fundamentais

E por falar em saúde, a falta de cuidado com a devida preparação do seu espaço de trabalho em casa, faz com que esses benefícios virem problema.

Nada pior que passar horas trabalhando em condições adversas. Por isso, é preciso estar atento a questões de ergonomia, tão bem frisadas por especialistas. Nós separamos 6 dicas que você deve observar para trabalhar em casa, sem abrir mão da saúde e bem-estar.

1 – Nada de trabalhar no sofá. Sua postura precisa ser levada a sério;

2 – Seus pés devem estar encostados no chão e o ideal é usar uma cadeira que permita um ângulo de 90º entre os joelhos e quadris;

3 – O notebook ou monitor do computador deve estar a uma distância de 50 cm a 75 cm dos olhos e a uma inclinação de 10º a 20º em relação à mesa. São formas de prevenir o fenômeno da vista cansada;

4 – É fundamental manter as costas eretas e totalmente apoiadas no encosto da cadeira, que deve ter apoio para os antebraços e regulagem de altura. Dessa forma, você evita dores musculares;

5 – Certifique-se, ainda, de que mesa e cadeira estão na altura certa para o acesso a todas as suas ferramentas de trabalho. Se desdobrar para pegar papel e caneta, por exemplo, pode bastar para uma distensão;

6 – Uma boa medida é usar apoio para o pescoço, como forma de relaxar e afastar torcicolos.

Aqui na Clínica dos Pés, temos uma linha de produtos de alta qualidade para você preparar um espaço de home office saudável e confortável. Temos opções em encosto lombar, almofada ortopédica, corretor postural e massageador para os pés. Tudo para o seu trabalho em casa combinar, de verdade, com bem-estar.

E você pode comprar online e receber diretamente em casa. Clique aqui e garanta sua compra agora mesmo. É a Clínica dos Pés facilitando sua vida!