Como prevenir as Rachaduras e Fissuras nos pés?

Cuidados com os pés

Neste post vamos falar das rachaduras e fissura nos pés. Desde que comecei a estudar sobre a importância do pé na vida das pessoas, aprendi que a gente deve cuidar dos pés como cuidamos do rosto, isto quer dizer diariamente.

Pela nossa experiência em podologia nestes anos todos percebemos que as pessoas não prestam muita atenção aos seus pés, isto nos leva a crer que as pessoas dão pouco valor a saúde de seus pés. Não atribuindo os cuidados necessários por acreditarem que estando dentro dos calçados fechados estão protegidos e não precisa fazer mais nada, sendo relegado ao último plano nos cuidados corporais.

Você já parou para pensar qual cuidado, você dá aos seus pés?


Muitas pessoas só lembram dos pés no Verão, quando os pés aparecem em sandálias e chinelos, de nada adianta estar bem vestida, maquiada, bronzeadas e perfumada com os pés “frangalhos”, com ressecamento, fissuras e rachaduras.com aspecto de desleixo.

Lembre-se que os pés para muitas pessoas é fetiche, e o olhar destas pessoas inicia-se pelos pés.
Como as mulheres usam mais calçados abertos elas estão mais expostas a apresentar fissura e rachaduras.

Porque ocorre as rachaduras e fissuras? 


As fissuras e ou rachaduras nos pés pode indicar que você toma pouca água, passa muito tempo descalço ou com calçados abertos, toma banho muito quente ou está acima do peso. Seus pés podem estar sofrendo com a sobrecarga – de peso, de calor ou de esforço. Além disso, obesidade, diabetes, hereditariedade e doenças secundárias, como micoses, psoríase, agressões químicas mesmas as domesticas, pisadas erradas também podem causar as fissuras e rachaduras nos pés.
As fissuras de calcâneo podem variar de profundidade: algumas lesam a pele superficialmente e outras podem atingir tecidos profundos e provocar sangramentos, devido a perda da elasticidade da pele e a pressão do peso do corpo elas se abem ao caminhar.
As fissuras e rachaduras deixam os pés doloridos e, muitas vezes, dificultam a simples rotina de calçar os sapatos e caminhar.

Então o que fazer?


Tratamento Caseiro:


O tratamento consiste na higienização do local, lixamento somente da porção amarelada removendo todo o espessamento; minha sugestão é usar a lixa molhada e a pele seca, assim você só lixa pele morta, quando tiver pele rosada pare! Lave o pé e aplique cremes emoliente, usar cremes específicos para os pés.

Dica:

  • Além de escolher bem os produtos que serão utilizados, uma dica extremente importante é não descuidar da hidratação, que não deixa de ser um tratamento e portanto, exige compromisso e responsabilidade.
  • Marque na sua agenda o dia da semana que você irá hidratar seus pés e separe um tempinho só para isso, realizando o prcosseo com calma e eficácia.
  • Crie o hábito de hidratar seus pés diariamente, antes de deitar, se desejar uma hidratação eficaz use o creme especifico envolva ao pés com filme de PVC (aquele que usamos na cozinha) cerca de 15 minutos, este processo acelera e intensifica a hidratação.
  • Se não tiver tempo? Quando for praticar a sua atividade física, passe o creme, calce a meia e o tênis, enquanto você se exercita seus pés estarão hidratando.

Somando a isso, não deixe de beber agua, pois isto potencializa os efeitos esperados da hidratação não só dos pés como corporal.

Tratamento como podólogo.


Visite o podólogo pelo menos uma vez por mês para fazer a higienização da local aplicação de cremes emolientes, desbastamento da pele grossa que se acumula nos calcâneos e aplicar a Hidratação profunda com Creme Homeopast, óleos essenciais e parafina. Este tratamento irá ajudá-lo (a) a manter o seu cuidado em casa. 

Agora que você já sabe como cuidar! Poderá colocar aquela sandália linda e sair por aí com mais confiança.