Entenda como a roupa de cama pode afetar sua saúde

Será que, de fato, a roupa de cama pode interferir na saúde e na qualidade do sono?

A gente não enxerga, mas, com o passar do tempo, a roupa de cama acumula ácaros, células mortas, suor, sujeira e umidade.

Por que a qualidade do sono é tão importante? De acordo com o Ministério da Saúde, o sono funciona como alimento para o corpo e mente. É durante este período, por exemplo, que o sistema imunológico é fortalecido. São recomendadas entre 6 e 8 horas de sono por noite e que se evite o uso de luzes – tv, smartphones, tablets e afins – para ajudar no relaxamento do corpo.

E o que a roupa de cama tem a ver com isso? Como já dissemos, com o passar dos dias, os lençóis retém sujeira e impurezas do corpo. Por isso, a troca é recomendada a cada cinco dias em épocas mais quentes e a cada 10 em períodos mais frios – em caso de cobertores e edredons, é indicado que sejam lavados a cada quatro semanas. 

Fique atento ao período de troca das roupas de cama.

Permita que o ar circule. Apesar de um gesto simples é um grande aliado ao combate da proliferação de ácaros, já que eles adoram a umidade e o ar o calor do sol ajudam a evitá-lo.

OS ÁCAROS SÃO INIMIGOS DA SUA SAÚDE

Os ácaros se alimentam justamente das impurezas que acabamos deixando na nossa roupa de cama – cabelos, células mortas e umidade – provocada pelo suor, por exemplo -. Eles liberam excrementos que podem provocar doenças respiratórias como asma, rinite alérgica e até mesmo dermatites.

PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

Como já diz o ditado que a prevenção é sempre o melhor remédio, além dos cuidados básicos diários, o uso de capas antiácaros impedem que estes microrganismos penetrem nos travesseiros , ajudando a evitar as doenças respiratórias provocadas pelos ácaros. Elas são confeccionadas em matérias-primas de qualidade – com opções em Super Soft 100% algodão e Slim Tex, 50% poliéster e 50% EVA.   impermeáveis, têm costura reforçada para garantir maior resistência e durabilidade, e ainda há a opção de confecção sob medida (saiba mais). 

É importante lembrar que a troca dos travesseiros seja feita a cada dois anos.

Não há como negar que deitar numa cama limpinha ao fim de um dia cansativo é muito relaxante.