Por que o envelhecimento afeta a saúde dos pés?

Quando se trata de cuidados com a saúde, você lembra de cuidar dos seus pés? Eles são responsáveis por nos carregar diariamente de um lado para o outro. Com o aumento da expectativa de vida, o ‘como’ nos tratamos faz total diferença sobre a qualidade da nossa saúde.

Ao passar do tempo, naturalmente, nosso corpo envelhece – com ele, nossos pés também envelhecem. O sistema imunológico enfraquece e nos tornamos mais suscetíveis à doenças, a energia vital diminui e a propensão ao cansaço aumenta.

Durante o processo de envelhecimento, todas as estruturas do corpo sofrem alterações, entre elas a pele, unhas, músculos e as articulações.

ALTERAÇÕES NAS UNHAS

As unhas são compostas principalmente por queratina. Elas começam a se formar por volta da nona semana de gestação e nunca mais param de crescer; se desenvolvem junto à cutícula e à medida em que novas células são fabricadas, as antigas deixam a raiz e crescem em direção às pontas dos dedos. Apesar de serem “restos de células mortas”, as unhas têm a função de proteger as extremidades dos dedos das mãos e pés e são importantes para a execução de certos movimentos.

Nos idosos, as unhas passam a crescer mais devagar, curvadas, espessas e ficam mais frágeis. Mesmo que formadas por células mortas, elas podem revelar informações sobre a saúde, que, com o passar do tempo, se torna mais sensível.

PODOLOGIA GERIÁTRICA

Como já dissemos, as estruturas do corpo se alteram com o passar dos anos. Por isso é normal que os pés também se modifiquem. Eles se alargam e há perda do coxim plantar, que é o amortecedor que temos nas solas dos pés, entre a pele e os ossos. Este alargamento e eventual ganho de peso podem, inclusive, alterar o tamanho dos pés, fazendo com que os calçados antigos já não sirvam mais. 

As mudanças no corpo podem provocar o desequilíbrio muscular e sobrecarga nos pés, o que causa grande parte das doenças em podologia nos idosos. Porém, muitas podem ser facilmente diagnosticadas.

A falta de conhecimento dos tratamentos disponíveis faz com que muitos idosos sofram sem necessidade, já que são problemas que podem ser tratados pelo podólogo. 

CUIDADOS DO PODÓLOGO COM OS PÉS DOS IDOSOS

Um dos problemas mais frequentes nos pés idosos são as infecções nas unhas, como a onicomicose, comumente chamada de micose. São alterações típicas deste tipo de infecção:

É função do profissional da podologia tratar da saúde dos pés. Entre os cuidados com os idosos estão:

  • onicotomia (corte adequado das unhas);
  • podoprofilaxia (tratamento das alterações superficiais dos pés);
  • ortopodologia (tratamento das alterações estruturais, morfológicas e funcionais dos pés);
  • tratamento de onicomicoses; 
  • hidratação e esfoliação;
  • orientação sobre os cuidados adequados para a manutenção da saúde dos pés

Nem sempre é possível realizar tratamentos com medicamentos prescritos pelo médico. Por isso, métodos desenvolvidos na podologia podem ser aplicados e devem ser acompanhados mensalmente.

É papel do podólogo orientar o cliente, familiares e cuidadores sobre os cuidados ideais com a saúde dos pés. Ainda assim, nada substitui bons hábitos alimentares, beber bastante água e exercitar corpo e mente, na medida do possível.

Independentemente da idade, prevenção e tratamentos são necessários para um envelhecimento saudável.

A Clínica dos Pés oferece avaliação gratuita. Agende um horário para conhecer os benefícios da podologia para a saúde dos seus pés.

* Com informações da podóloga Maristela Zonatto.