Volta às aulas em tempos de pandemia: já checou os tênis do seu filho?

Mochila, ok. Cadernos, ok. Estojo, ok. Uniforme, “ah, este ainda dá para usar”. Mas e os tênis? Já verificou se eles servem adequadamente no seu filho?

Aos poucos, as aulas presenciais nas escolas de todo Brasil estão sendo retomadas. Mas, em março de 2020, quando a pandemia chegou ao Brasil, o ano letivo presencial foi suspenso pouco tempo depois de ter começado. Muitos pais e mães haviam comprado material novo, uniforme novo, tênis novos… Porém, durante o período escolar, os estudantes também estão em fase de crescimento e muitas peças do vestuário deixam de servir rapidamente. 

Os calçados que seu filho usa para ir à escola são itens muito importantes a serem observados. Eles ainda servem? O tamanho ideal para ser utilizado durante as aulas de educação física, por exemplo, deve ter uma folga de um a dois centímetros. Assim, os dedos têm espaço suficiente para se movimentarem enquanto as crianças correm. Caso esteja apertado, pode começar a formar calos nos dedos – e os calos nada mais são do que uma resposta do corpo ao excesso de pressão e fricção no local – e provocar dor.

Preste atenção no tamanho dos calçados das crianças para evitar machucados durante a atividade física, por exemplo. (Foto: Freepik)

OBSERVE O COMPRIMENTO DAS UNHAS

Outro fator importante é o comprimento das unhas. Afinal, a criançada está dentro de casa há muito tempo, passando grandes períodos descalços e aí é natural que fiquem mais tempo sem cortar as unhas e esta pode ser outra causa de desconforto.

CUIDADOS QUE AJUDAM A EVITAR PROBLEMAS NOS PÉS DAS CRIANÇAS

Além de deixar uma folga para a movimentação dos pés dentro dos tênis e manter as unhas do seu filho cortadas é recomendado que haja, ao menos, dois pares de calçado para intercalar o uso para que eles possam “respirar” e manter umidade e fungos longe dos pés das crianças – a dica serve para os adultos também.

Outra dica importante é, caso a criança permaneça na escola em período integral, procure mandar um par de meias extra para a prática de atividades físicas. Assim, reduz o excesso de umidade nos pés.

Manter a higiene dos pés do seu filho ajuda a proporcionar uma qualidade de vida melhor aos pequenos para que eles possam correr e brincar com segurança e conforto.

A Clínica dos Pés oferece o que há de melhor em tênis recomendados por especialistas.