Como escolher os tênis adequados para cada atividade

Na hora de sair de casa, em todas as fases da vida, calçar tênis é SINÔNIMO DE CONFORTO. Porém, é possível aliar este conforto à saúde e bem-estar. Para isto é preciso escolher o tênis adequado para cada tipo de atividade.

Seja para o dia a dia, corrida ou caminhada, existe o tênis ideal e que atende necessidades específicas para aquele momento. 

É preciso levar em consideração o material, solado, palmilhas, tipo de pisada e a marca. São alguns cuidados que fazem toda diferença na hora da escolha.

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DO CALÇADO

Vamos por partes. São algumas características fundamentais a serem consideradas no momento da compra. 

  • Primeiro, pesquise sobre a marca 

Não é preciso investir somente nas mais famosas e caras, mas procure conhecer a marca que você vai comprar. As avaliações de outros clientes podem te ajudar a conhecer a marca e fazer a melhor escolha.

  • Observe o material

Além de bonitos, os tênis devem ser feitos com material de qualidade. Caso vá comprar online, leia as características que o fabricante disponibiliza. Os tênis devem estar firmes nos pés, porém, você deve se sentir confortável. Prove os dois pés do calçado. Cuide para que eles não apertem seus dedos ou provoquem atrito, o que pode ocasionar problemas como unhas encravadas, por exemplo, como explicamos aqui

  • Fique atento ao solado

O solado é que recebe todo o peso do corpo. Por isso, preste atenção à sua pisada e entenda se o tênis escolhido é o ideal para você. 

Pisada pronada é quando os pés são forçados para dentro; supinada os pés têm tendência de jogar o peso para fora e neutra os pés distribuem o peso igualmente. 

Se você pratica esportes, verifique se o amortecimento é adequado. No caso da corrida, por exemplo, um bom amortecimento é fundamental, já que há grande impacto sobre os pés e o amortecedor é o responsável por ajudar a não sobrecarregar as articulações. 

Caso você tenha uma rotina agitada, passa várias horas em pé, o amortecimento também tem papel fundamental para que a saúde dos seus pés não seja afetada. 

A escolha inadequada dos tênis também pode provocar fascite plantar.

  • Conheça seu corpo

É importante você se conhecer para escolher o tênis que melhor lhe atende. Por isso é tão importante experimentar os calçados antes de comprar. 

DEIXE SEU TÊNIS DESCANSAR

Utilizar o mesmo par de tênis para atividades diferentes pode proporcionar resultados ruins. Assim como existem calçados específicos para corrida e caminhada, também existem modelos ideais para o dia a dia, trilhas e etc. Cada atividade necessita de um calçado específico. Por isso, a Clínica dos Pés trabalha com a linha completa Skechers.

O tipo de calçado e a frequência que serão utilizados fazem diferença. Procure dar pelo menos um dia de descanso antes de usá-los novamente. Assim, o material descansa e a umidade vai embora, evitando micoses, por exemplo.

Se você nunca prestou atenção nas características dos seus tênis e sente desconforto como unha encravada, por exemplo, agende uma avaliação gratuita com a área de podologia da Clínica dos Pés.