Meias de compressão são úteis em viagens de avião?

Aos poucos, tudo vai voltando ao seu devido lugar. De acordo com matéria publicada pela CNN Brasil, o segundo semestre será positivo para o turismo brasileiro. Por isso, aquela viagem planejada antes da pandemia já pode sair do papel – claro, tomando os devidos cuidados para evitar a proliferação do novo coronavírus. 

No entanto, para muitas pessoas, passar horas dentro de um avião pode ser sinônimo de desconforto. Isso porque são muitas horas sentado, o que pode provocar inchaço nas pernas. 

QUAL A CAUSA DO INCHAÇO NAS PERNAS?

A circulação sanguínea é responsável pelo inchaço nas pernas, já que esta função do corpo humano fica prejudicada, caso o indivíduo passe muitas horas em pé ou sentado. 

Quando passamos muito tempo na mesma posição, o retorno venoso tende a não ocorrer corretamente – que é quando o sangue sobe das pernas até o coração, podem ocasionar trombose ou inflamações. Na pior das hipóteses, a trombose pode evoluir para embolia pulmonar e ser fatal. 

COMO EVITAR O PROBLEMA

Para evitar que ocorra o inchaço nas pernas – e os demais problemas decorrentes dela – é indicado o uso de meias de compressão em voos com mais de duas horas de duração, já que o acessório auxilia o corpo a promover o retorno venoso de forma correta e saudável. 

De acordo com a Cochrane Brasil, foram reunidos 11 estudos sobre o assunto, com o total de 2.906 participantes. Uma parte dos voluntários fez uso das meias e o outro não em voos com pelo menos cinco horas de duração. O resultado é que nenhum dos passageiros que fez uso das meias desenvolveu Trombose Venosa Profunda com sintomas como dor, inchaço e aumento na temperatura das pernas. Também não foram registrados eventos graves como coágulos de sangue nos pulmões, mais conhecida como embolia pulmonar. 

COMO AS MEIAS ATUAM

Quando as veias estão dilatadas, elas não conseguem levar o sangue corretamente até o coração. As meias de compressão fazem com que o diâmetro das pernas seja reduzido, melhorando o trabalho da musculatura, fazendo com que as veias sejam comprimidas, ajudando a impulsionar o sangue de volta ao coração. 

Apesar de dispensar prescrição médica para a compra, é aconselhável a recomendação médica sobre o nível de compressão necessário para cada caso.

A Clínica dos Pés trabalha com a linha completa Sigvaris, que é fabricada no Brasil, mas com tecnologia sueca. Sejam os modelos tradicionais ou esportivos, as meias Sigvaris têm material respirável e que atuam diretamente na melhora do retorno venoso, proporcionando conforto, além de serem fáceis de calçar.

As meias Traveno, da Sigvaris, reduz em até 75% do inchaço nas pernas provocados por voos de longas distâncias. (Clique e confira)

Escolha as meias que melhor atendem suas necessidades e boa viagem!