Meias de compressão: aliadas de prevenção e conforto

Ficou no passado a ideia de que o uso de meias de compressão era somente para remediar as varizes depois de uma certa idade.

Nos mais diferentes modelos, elas estão presentes no dia a dia tanto de quem costuma viajar  até os adeptos à prática esportiva.

Meias de compressão esportivas ajudam a minimizar a fadiga muscular, reduzindo o risco de lesões. (clique aqui)

A insuficiência venal crônica acomete tanto homens quanto mulheres em diversas idades. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, estudos mostram que 38% da população brasileira convive com varizes, sendo 30% do sexo masculino e 45% donzelo feminino. Quanto mais avançada a idade, maior as chances de surgimento do problema. 

Para atenuar as consequências e auxiliar no funcionamento correto do retorno do sangue até o coração, são utilizadas as meias de compressão. Porém, a fim de prevenir problemas vasculares e, até mesmo, promover maior conforto, elas são cada vez mais procuradas.

COMO AGEM

Em casos em que são utilizadas para tratar as varizes, as meias de compressão agem comprimindo as veias das pernas, que já estão dilatadas e não têm força suficiente para bombear sangue de volta para o coração

No caso das meias utilizadas como meio de prevenção, elas agem proporcionando conforto àqueles que passam longas horas em pé ou sentado. 

Elas ajudam a evitar problemas circulatórios, também exercendo pressão sobre as veias, porém, em menor intensidade.

NÍVEIS DE COMPRESSÃO

É importante ressaltar que nem todas as meias de compressão atendem às necessidades de todas as pessoas. As meias usadas para o tratamento das varizes não são as mesmas que atuam na prevenção de doenças venosas. Isso porque os níveis de compressão entre elas são diferentes. 

Vamos entender. Para cada estágio de compressão é utilizada a unidade de medida de milímetros de mercúrio (mmHg).

  • 8-15 mmHg

Indicada para pernas levemente cansadas e doloridas. Este nível de compressão é suficiente para quem passa longos períodos em pé ou sentado.

  • 15-20 mmHg

Estas são recomendadas para aqueles que, além de sentirem as pernas doloridas e cansadas, também percebem inchaço ao final do dia. Também auxiliam em longas viagens para facilitar o retorno do sangue para o coração, já que ajudam a melhorar a circulação.

Elas também são indicadas para as gestantes, prevenindo o aparecimento de veias varicosas.

  • 20-30 mmHg

Estas normalmente são vendidas sob prescrição médica para casos moderados. São comumente usadas em razão de procedimentos cirúrgicos eletivos e no controle da pressão arterial baixa

Meia calça de compressão também é um modelo prescrito pelos médicos para o pós-operatório de varizes, por exemplo. (clique aqui)

Também são a escolha para os casos de pernas cronicamente cansadas e doloridas.

  • 30-40 mmHg

Este é o penúltimo grau de compressão das meias e é indicada no tratamento de trombose venosa profunda e síndrome pós-trombótica. Também são utilizadas nos casos após fratura nos ossos e cirurgias ortopédicas.

Atenua edema e linfoedema de moderados a graves.

Além de indicada em tratamentos, também atua na prevenção de veias varicosas – antes de usá-las, consulte seu médico.

  • 40-50 mmHg

A mais forte das meias de compressão é utilizada no tratamento de insuficiência venosa crônica, trombose venosa profunda, síndrome pós-trombótica e ulceração ativa da pele.

ACESSÓRIO DE BELEZA

Agora que você conhece os níveis de compressão das meias, já sabe que elas podem ser grandes aliadas no cuidado com a saúde das pernas, além de auxiliar no descanso depois de um dia inteiro de trabalho – seja em pé ou sentado. 

As meias de compressão para viagens ajuda a reduzir até 75% do inchaço nas pernas provocados por longos períodos sem a movimentação adequada. (clique aqui)

É bastante comum que mulheres passem o dia inteiro de salto alto durante o período de trabalho, por exemplo. Porém, ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, ainda não há estudos determinantes sobre a relação entre o uso do salto e o aparecimento de varizes nas pernas

Isso não significa que eles não sejam prejudiciais. O uso prolongado de salto alto pode dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, provocando dor e queimação.

Para estes casos, se não houver diagnóstico médico de doença venosa, as meias de compressão leve são ideais para atuar na prevenção e promover conforto.

QUEM PODE USAR

Nem todas as meias de compressão são recomendadas para todas as pessoas. O uso inadequado do acessório também pode trazer prejuízos à saúde. Obter orientação profissional é sempre a melhor alternativa para evitar problemas.

Porém, algumas pessoas não devem aderir ao uso das meias de compressão:

  • Quem possui indícios de infecção nas pernas;
  • Dermatites graves;
  • Insuficiência cardíaca congestiva que esteja fora de controle;
  • Insuficiência arterial;
  • Isquemia

Mantenha seus exames de rotina em dia. Visite seu médico.