Podologia: saúde, bem-estar e qualidade de vida

Quantas vezes um calo, uma bolha ou uma unha encravada te impediram de praticar exercício físico, passear com a família e até mesmo te fizeram perder aquela festa que você tanto aguardava?

A saúde dos seus pés está diretamente ligada à sua qualidade de vida. Para ajudar a tratar e prevenir eventuais problemas o podólogo é o profissional correto para atuar nestes cuidados.

DIA DO PODÓLOGO

No dia 4 de dezembro é comemorado o Dia do Podólogo. Diferentemente do trabalho realizado pelo pedicure, o podólogo possui formação em curso técnico de dois anos. São profissionais com especialização para identificar problemas nos pés e, caso necessário, fazem o encaminhamento adequado ao médico.

5 MOTIVOS PARA PROCURAR UM PODÓLOGO

Caso você ainda não conheça o trabalho do podólogo, listamos aqui 5 motivos para marcar sua avaliação gratuita conosco hoje mesmo.

Agende uma avaliação gratuita e conheça os benefícios do acompanhamento podológico para a saúde. (clique aqui)
  1. PREVENÇÃO

Para evitar que surjam problemas na saúde dos seus pés. O podólogo faz o corte correto das unhas e, assim, evita que elas encravem; fazem a limpeza correta das unhas, impedindo a proliferação de fungos. Engana-se quem pensa que a frieira, por exemplo, aparece somente no inverno, quando passamos mais tempo com os pés em calçados fechados. No verão também é preciso tomar cuidado; E, claro, orientar adequadamente para que o cliente saiba como escolher o calçado ideal para seus pés.

  1. PÉS DIABÉTICOS

Pacientes com diagnóstico de diabetes precisam ter cuidado redobrado com os pés, já que, caso se machuquem, a cicatrização costuma ser um pouco mais demorada. Por isso, o acompanhamento regular com um podólogo é essencial. Já falamos aqui sobre a importância da escolha correta de calçados para pessoas diabéticas e sobre os riscos do surgimento de feridas nos pés. Sabia que 60% das amputações não traumáticas são provocadas por complicações dos pés diabéticos?

  1. ATLETAS

Quem pratica esportes, seja profissional ou amador, sabe que os pés são os primeiros a sentir os impactos dos exercícios. No caso de quem corre, por exemplo, é comum perder algumas unhas. Para impedir que fungos se proliferem, as unhas acabem encravando e as bolhas se tornem um problema, o acompanhamento técnico do podólogo também deve fazer parte do corpo de profissionais que acompanham o desempenho do indivíduo. Já falamos aqui sobre a importância da escolha correta das meias.

  1. IDOSOS

Assim como os diabéticos, os idosos também precisam de cuidados especiais com os pés, já que, com o avanço da idade, o processo degenerativo também afeta os pés. É comum que o formato mude e eles fiquem mais largos, o apoio plantar também não é mais o mesmo e a textura da pele também muda – ela fica mais fina e requer mais atenção. Na terceira idade são essenciais os cuidados com os pés dos idosos para evitar que pequenas intercorrências evoluam para problemas de saúde mais graves.

  1. ALTERAÇÕES ‘INOFENSIVAS’

Quando um calçado apertado provoca uma bolha, nem sempre damos a devida atenção; Na pressa, quando as unhas não são cortadas corretamente e elas encravam, muitas pessoas recorrem à pedicure, que não possui a formação adequada para tratar do problema; Quando há falta de atenção para secar os pés após o banho, provocando o aparecimento de fungos no local, nem sempre a atenção devida é dada.

Todas estas situações, se não tratadas, podem evoluir para problemas mais sérios e, dependendo do caso, necessitando de intervenção cirúrgica. Como dissemos no início deste texto, os pés tem relação direta com a nossa qualidade de vida e merecem atenção especial. 

Por isso nos orgulhamos da equipe da Clínica dos Pés ao longo destes mais de 24 anos de serviços prestados em mais de 300 mil atendimentos realizados. São profissionais dedicados e sempre em busca de aprimorar os conhecimentos para sempre levar o melhor tratamento aos clientes.