Andador: qual a melhor escolha?

Já falamos aqui sobre a importância do uso de auxiliares de marcha. Embora muitos pacientes relutem pelo seu uso, estes acessórios podem ser essenciais na promoção de qualidade de vida.

A partir de uma certa idade, alguns idosos começam a apresentar problemas de equilíbrio e dificuldade de locomoção

Embora o uso de andadores seja uma excelente alternativa para preservar, de certa forma, a independência ao caminhar, aceitar o equipamento como parte da rotina pode não ser um processo fácil. 

BENEFÍCIOS DO ANDADOR

Para quem tem a mobilidade reduzida temporária ou permanentemente, o uso de andadores pode proporcionar benefícios.

  • Previne acidentes

Por proporcionar equilíbrio ao caminhar, o uso de andadores ajuda a prevenir possíveis quedas.

  • Proporciona conforto na caminhada

Justamente por estabilizar os movimentos, o uso de andador promove segurança a cada passo, fazendo com que o indivíduo caminhe com menos dificuldade. Assim, propiciando conforto.

  • Mantém a independência 

Mencionamos no início deste texto a dificuldade de alguns idosos em aceitar a necessidade de auxiliares de marcha. Isso porque também mexe com a vaidade deles em admitir que já não são completamente autossuficientes. Esta pode ser uma etapa um pouco mais difícil para eles. 

Porém, a partir do momento em que começam a sentir os benefícios do uso do andador no dia a dia, percebem que é possível preservar a independência em diversas atividades do dia a dia.

  • Facilidade de uso

A escolha do modelo ideal de andador é essencial para que o usuário se adapte facilmente à nova rotina com o acessório. Os modelos mais atuais são produzidos com material forte, resistente e leve para facilitar na locomoção e para evitar que o idoso precise fazer muita força para carregar o equipamento.

TIPOS DE ANDADORES

ANDADOR FIXO

Os andadores fixos são aqueles que não possuem rodas em nenhuma das patas. Embora proporcionem maior segurança, já que não escorrega em contato com o chão, eles costumam exigir um pouco mais de força de quem o utiliza, já que é preciso erguê-lo completamente do chão para se locomover adequadamente.

O andador fixo proporciona maior estabilidade aos pacientes com problemas de equilíbrio na caminhada. (clique aqui)

ANDADOR ARTICULADO

O andador articulado já vem com um ponto de apoio “fixo” ao chão. Ou seja, demanda menos força a cada passo, já que ele pode ser arrastado e não necessita ser levantado durante a caminhada. 

Visualmente, ele é igual ao andador fixo. Porém, por ser articulado, “acompanha” a caminhada.

O andador articulado exige menos esforço na caminhada. (clique aqui)

ANDADOR COM RODAS

O andador com rodas, como o próprio nome sugere, possui rodinhas nas patas, permitindo uma caminhada mais ágil e exigindo menos força para quem utiliza. 

Em contrapartida, talvez não seja a melhor alternativa para idosos com o equilíbrio mais afetado. Alguns modelos deste tipo de andador possuem rodinhas nas quatro patas e outros modelos apenas na frente, ajudando a manter a caminhada mais estável. Nesta variação, alguns modelos vêm com cadeira para descanso durante o uso.

O andador com rodinhas proporciona maior agilidade à caminhada. (clique aqui)

ANDADOR MOTORIZADO

O andador motorizado lembra uma pequena motocicleta. Com ele é possível permanecer sentado, enquanto se controla a direção e a velocidade. Esta opção é comumente encontrada em supermercados e shoppings centers, onde são cedidas ou alugadas.

O andador motorizado permite ao indivíduo permanecer sentado, enquanto comanda o equipamento.
Conheça os modelos de andadores da Mercur.

COMO ESCOLHER O ANDADOR IDEAL

Embora existam diversos modelos de andadores, a escolha deve ser feita com cautela, respeitando a capacidade motora do usuário. Nem todos funcionam para todo mundo. Leve em consideração alguns aspectos.

  • Capacidade de ajuste

Certifique-se de que o apoio das alças oferece o ajuste adequado à altura de quem for utilizar o andador. É essencial que o apoio esteja na mesma altura do quadril para que não haja esforço desnecessário e, quem sabe, provocar uma lesão.

  • Estabilidade

Este ponto é importantíssimo, pois ele pode ser determinante para a escolha do modelo ideal, já que tem a ver com o nível de equilíbrio do idoso. O andador com rodas apenas na parte dianteira proporciona maior equilíbrio que o modelo com quatro rodas. 

  • Resistência

Em geral, o peso máximo suportado por um andador é de até 130kg. Em casos de massas corporais superiores, não é indicado utilizar um equipamento da linha regular. Para estas situações são recomendados andadores bariátricos ou fabricados especialmente para este indivíduo.

  • Assistência e peças

Certifique-se de que, ao comprar um andador, terá suporte para eventuais consertos ou reposição de peças, como, por exemplo, a troca de ponteiras das patas.

  • Indicação profissional

Consultar o ortopedista ou fisioterapeuta responsável pelo idoso é garantia da melhor escolha, pois o profissional é quem sabe detalhadamente da condição clínica do paciente e é, também, quem pode indicar quais os melhores exercícios de adaptação ao uso do andador ou indicar outros tipos de auxiliares de marcha.