Entenda o que é entorse de tornozelo

Mais comum do que se imagina, a entorse de tornozelo faz parte do cotidiano das clínicas de ortopedia

Embora seja um problema bastante recorrente aos praticantes de esportes, todos estão sujeitos a sofrer entorses. Isto porque basta pisar em falso numa calçada desnivelada para que o problema ocorra. O que muda são os graus da lesão, que são diferenciados em três níveis, que explicaremos adiante.

Por não haver uma fratura óssea, por exemplo, muitas pessoas não levam a situação a sério e acabam por não buscar ajuda profissional, o que pode colocar em risco à saúde do tornozelo.

O QUE É ENTORSE DE TORNOZELO

Como já dissemos, a entorse é uma lesão bastante comum e ocorre quando o indivíduo torce o pé num movimento violento, podendo romper ou estirar o ligamento de uma articulação. De 15 a 20% dos casos podem apresentar algum tipo de complicação – de casos tratáveis com fisioterapia até a necessidade de intervenção cirúrgica.

A entorse de tornozelo pode ocorrer de maneiras diferentes e deve ser avaliada por um médico especialista. (Foto: Portal Bauerfeind)

Além dos ossos, a estabilidade do tornozelo é dada pela existência de três principais ligamentos – talofibular anterior, talofibular posterior e talo-calcâneo

Existem diferentes graus de entorse, que, se não tratados adequadamente, podem trazer complicações.

GRAUS DE ENTORSE

É fundamental lembrar que mesmo nos casos mais simples, a avaliação de um médico ortopedista é importante para evitar que a recuperação ocorra de forma errada e não haja prejuízo às atividades praticadas anteriormente.

A entorse de tornozelo é classificada em três níveis de gravidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, são:

Grau 1 | Estiramento Ligamentar

Apresenta inchaço e sensibilidade na região, além de dores ao caminhar ou encosta

Grau 2 | Lesão Ligamentar Parcial

Neste nível, os sintomas se apresentam de modo mais intenso. Há rompimento parcial de ligamentos do tornozelo. Assim, provocando inchaço e dor moderada.

Grau 3 | Lesão Ligamentar Total

No último grau de entorse, há rompimento total dos ligamentos, fazendo com que a dor seja muito mais forte. Também apresenta inchaço e sensibilidade. Sendo assim, o indivíduo não consegue colocar o pé lesionado no chão para caminhar

De acordo com a SBOT, são três os graus da entorse de tornozelo. (Foto: Portal Bauerfeind)

SINTOMAS

Quando ocorre a entorse de tornozelo, alguns sintomas podem ser identificados posteriormente.

– Sensibilidade ao encostar o pé no chão;

– Vermelhidão;

– Inchaço;

– Aumento da temperatura no local;

– Dor, que varia de acordo com o nível de gravidade da lesão

TRATAMENTO

Em grande parte dos casos, o tratamento é conservador. Ou seja, não necessita de intervenção cirúrgica e tem o objetivo de atenuar a dor e o inchaço, fazendo com que as atividades diárias sejam retomadas e evitar instabilidade dos ligamentos.

Inicialmente recomenda-se repouso com a perna elevada à altura do quadril e compressas de gelo no local lesionado.

Dependendo do grau da lesão, também pode ser utilizado protetor articular, a fim de estabilizar o local, ou bota para imobilizar o tornozelo machucado.

O estabilizador de tornozelo pode ser utilizado tanto no tratamento quanto na prevenção de entorse. (clique aqui)
O uso da bota é indicado em alguns casos no tratamento de entorse de tornozelo. (clique aqui)

Para restabelecer a caminhada, também pode ser necessário o uso de auxiliares de marcha como muletas e bengalas, conforme já mostramos aqui.

Para restabelecer os movimentos do tornozelo, o uso de muletas pode ser necessário durante o tratamento. (clique aqui)

O tratamento é prescrito pelo médico de forma individualizada para cada caso.

Na Clínica dos Pés você encontra uma linha completas de acessórios e equipamentos para auxiliar no tratamento para recuperação da mobilidade.