Síndrome do corredor – previna-se

Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial, ou, simplesmente, Síndrome do Corredor é uma inflamação na lateral externa do joelho, principalmente, em praticantes de esporte que demandam movimentos repetitivos, como é o caso da corrida de rua.

A chamada banda iliotibial é a fáscia, ou seja, o tecido fibroso que se estende desde a pelve, passando pela lateral da coxa até o início da tíbia, que é o osso da parte frontal da canela. Quando esta região está inflamada, provoca dor, que pode começar leve e progredir com o tempo e com o volume de treinos.

Se você corre ou pratica esportes que requerem movimentos repetitivos como ciclismo ou Crossfit, continue lendo. Vamos discorrer mais sobre o assunto da maneira mais simples possível.

CAUSAS

Como já dissemos, a síndrome do corredor decorre de movimentos repetitivos durante a prática esportiva. Porém, apesar de bastante comum, alguns fatores facilitam o surgimento da inflamação.

  • Fraqueza e flexibilidade muscular ruim principalmente no glúteo médio, que fica na região do quadril;
  • Anatomia corporal – diferença no comprimento entre as pernas, inclinação anormal da pelve, pernas arqueadas e o tipo de pisada;
  • Problemas externos como treinos incorretos em intensidade e volume;
  • Técnica inadequada – postura ruim ao correr, não observar a posição dos joelhos durante agachamentos, fazendo com que se dobrem de maneira a forçar o movimento para dentro;
  • Correr em terrenos irregulares;
  • Uso de calçados inadequados ou muito gastos, principalmente na região dos calcanhares 

SINTOMAS

O principal sintoma é dor na lateral externa do joelho. Ela pode se apresentar durante o treino de corrida, na descida de terrenos inclinados ou escadas. O incômodo pode se manifestar, inclusive, quando o indivíduo cruza as pernas ou deita de lado na cama.

O mais importante é não esperar a dor se agravar para procurar orientação médica. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais fácil e rápido de tratar.

PREVENÇÃO

No tópico a seguir – tratamento – listamos as iniciativas adotadas para o tratamento da lesão. Contudo, as mesmas escolhas podem ser feitas antes como forma de prevenção à inflamação.

Outra atitude importante que ajuda e muito a prevenir o surgimento de lesões é o alongamento. Alongar antes de praticar esportes proporciona diversos benefícios.

  • Prepara o corpo para a prática de exercícios físicos;
  • Ajuda a desenvolver a consciência corporal;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Torna os movimentos mais soltos;
  • Diminui a tensão muscular;
  • Aumenta a oxigenação do sangue;
  • Reduz dores musculares;
  • Previne lesões 

TRATAMENTO

Sim. É possível curar a síndrome do corredor. Por ser uma inflamação, ela pode ser solucionada, desde que o tratamento adequado seja aplicado. Aí sim, o atleta poderá retornar às atividades sem dor.

Em geral, o tratamento para a Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial é conservador. 

A liberação miofascial é feita na prevenção e tratamento de lesões. Na imagem acima é utilizado o rolo massageador eletrônico. (clique aqui)
  • Fortalecimento muscular – os exercícios devem ser prescritos de acordo conforme o caso;
Sob supervisão profissional. exercícios com o uso de mini bands são eficazes no fortalecimento muscular tanto preventivo quanto no tratamento da Síndrome do corredor. (clique aqui)
Para a praticar corrida de rua, opte por tênis adequados ao esporte. (clique aqui)
Além da prática esportiva, escolha tênis com bom amortecimento para caminhadas e dia a dia. (clique aqui)

Nem sempre é necessário pausar a prática do esporte para curar a lesão. 

Os casos com indicação cirúrgica são bastante raros e devem ser muito bem avaliados. Quando necessárias, o uso de muletas é indicado apenas nos primeiros dias. De modo geral, é possível retomar a rotina em poucas semanas e, inclusive, retornar ao esporte.

Praticar esportes faz bem à saúde. Porém, a orientação correta de profissionais habilitados é fundamental para ajudar e evitar lesões graves.