Para que serve a liberação miofascial

Muito recomendada como pré e pós-treino, principalmente de corrida para prevenir lesões, a liberação miofascial é uma técnica em que se aplica pressão sobre o local. Ajuda a aliviar e prevenir dores provocadas pela má postura, excesso de treinos e, inclusive, tensão emocional.

A liberação miofascial é indicada também para melhorar a flexibilidade, a mobilidade das articulações e a circulação sanguínea

Apesar de dolorida – e a intensidade da dor pode depender da sensibilidade e do nível de tensão do local – a liberação miofascial ajuda a aliviar a dor persistente, seja ela crônica ou decorrente de uma lesão. Com o passar do tempo, no decorrer da prática da técnica, o sofrimento tende a acabar.

O QUE É FÁSCIA

Para entender a função da liberação miofascial é importante entender o que, afinal, é a fáscia. Assim, da próxima vez que você sentir dor, talvez saberá se o procedimento é o necessário.

A fáscia nada mais é do que um tecido fibroso contínuo, que fica logo abaixo da pele e que recobre todos os músculos, fazendo com que não haja atrito entre eles.

Quando surgem os “nós” ou pontos de gatilho é porque há toxina acumulada no tecido, afetando o bom funcionamento musculoesquelético

QUANDO A LIBERAÇÃO É INDICADA

É importante frisar que a liberação miofascial não é uma massagem, mas um alongamento do tecido para devolver a mobilidade e a flexibilidade da região, amenizando a dor e desconforto. 

Assim como todo tratamento, ainda que seja feito em casa – sim, você pode fazer a liberação em si próprio – é importante que haja orientação prévia de um profissional para que não ocorra nenhum dano ou lesão. 

Como já dissemos anteriormente, a liberação miofascial pode ser realizada em casos de excesso de treino, má postura e até mesmo por causas emocionais. Porém, ela também é indicada em casos como:

  • Fibromialgia;
  • Fascite plantar;
  • Dor muscular crônica;
  • Para melhorar o desempenho da circulação sanguínea e da respiração;
  • Lombalgia;
  • Dor de cabeça provocada por tensões;
  • Dor no pescoço (após uma noite mal dormida, por exemplo);

Embora proporcione inúmeros benefícios, a liberação miofascial é contraindicada em alguns casos.

  • Gestantes no primeiro trimestre devem consultar o médico;
  • Quem faz tratamento com anticoagulante;
  • Feridas abertas;
  • Regiões com fraturas recentes (em fase inicial);
  • Osteoporose;
  • Deficiência circulatória crônica;
  • Muita sensibilidade na pele;
  • Diabetes fora de controle

COMO A LIBERAÇÃO É FEITA

Tanto quando é realizada por um profissional quanto quando é feita em casa, a liberação é feita por meio de pressão, fricção em vai-e-vem sobre o local da dor. 

Pode ser feita somente com o uso das mãos. Porém, alguns equipamentos de uso simples, ajudam a reduzir a força aplicada sobre o local e são extremamente eficientes.

Bola massageadora

É pequena e prática. Por ter a superfície texturizada, auxilia no aumento da circulação sanguínea e linfática, além de melhorar a oxigenação dos músculos.

Por ser texturizada, a bola de liberação miofascial auxilia no aumento da circulação sanguínea. (clique aqui)

Rolo de massagem quente e frio

Este acessório pode ser utilizado de três maneiras diferentes – todas elas durante a liberação miofascial:

  • Frio: se resfriado no freezer, possui a ação anti-inflamatória do gelo;
  • Quente: quando aquecido em banho-maria, promove relaxamento e alívio das dores;
  • Temperatura ambiente: auxilia no alongamento da sola dos pés, mãos e costas.
Com três possibilidades de uso, proporciona diferentes benefícios na massagem (clique aqui)

Rolo massageador eletrônico

Pode ser utilizado em regiões como lombar, glúteos, quadris, panturrilha e diversas outras partes do corpo com o diferencial de oferecer quatro níveis vibracionais, que ajudam a reduzir a dor muscular, além de aumentar o fluxo sanguíneo do local, promovendo maior sensação de bem estar. 

Rolo massageador eletrônico ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no local (clique aqui)

Bastão de massagem

Ideal para automassagem para regiões como pescoço, costas, pernas e lombar. Auxilia na recuperação da fadiga muscular. 

Os espinhos das bolas do bastão, em contato com o corpo, promovem uma sensação de formigamento, ativando a circulação sanguínea e relaxando os músculos do corpo.

Prático para automassagem, os espinhos das bolas do bastão ativam a circulação sanguínea (clique aqui)

Na Clínica dos Pés você encontra estes equipamentos e muito mais para auxiliar na melhora da sua saúde e bem estar e ainda ganha 5% de desconto na primeira compra realizada pelo site. Entregamos para todo Brasil.