Queridinho das praias: como evitar lesões no beach tennis

O beach tennis é febre em todo Brasil. Seja nas praias ou artificiais, por todos os lados, é possível encontrar uma quadra para a prática do esporte.

Por ser um esporte que demanda menos preparo físico, muitos acabam praticando sem a devida técnica e orientação. Assim, acabam sofrendo com lesões.

No caso dos praticantes do beach tennis, as lesões são bastante parecidas com as de quem joga tênis. Afinal, são esportes bastante semelhantes.

De modo geral, são os membros superiores que mais sofrem com lesões, sobretudo, a região dos ombros.

PRINCIPAIS LESÕES 

Embora seja um esporte bastante democrático, o beach tennis demanda bastante esforço dos músculos e das articulações, já que é um esporte que gera bastante impacto por causa dos saltos, arrancadas e freadas repentinas, além dos saltos. Os ombros e os joelhos sentem bastante.

Dentre as diversas lesões que podem surgir no curso da prática do beach tennis, algumas são mais comuns.

Epicondilite lateral do cotovelo

Ou, simplesmente, “cotovelo de tenista”, como é conhecida, é o processo inflamatório da região do cotovelo. Quem desenvolve esta inflamação, sofre com dores na lateral do cotovelo, principalmente quando força a região, podendo a dor se estender até o punho.

Tendinopatia do manguito rotador

Bastante comum nestes esportistas. O manguito rotador é o conjunto de quatro tendões que recobrem o úmero – osso superior do braço – na região do ombro. 

A tendinopatia pode se desenvolver em dois tipos: tendinite, que é quando o tendão está inflamado, e tendinose, que é quando o tendão está desgastado.

Entorses

Seja entorse do tornozelo ou joelho, são lesões comuns no beach tennis, já que são duas regiões bastante exigidas durante uma partida, sobretudo, pelo peso da areia. Por isso é tão importante ficar atento aos movimentos e à técnica.

COMO EVITAR LESÕES 

Ainda que o beach tennis seja um esporte que movimente o corpo inteiro, assim como qualquer prática esportiva, requer preparação e técnica.

O fortalecimento muscular e treinamento de mobilidade são essenciais para ajudar a evitar lesões neste esporte. A orientação correta de um profissional para a execução correta dos movimentos e aplicação da técnica também são fundamentais para que a visita ao médico e fisioterapeuta não seja necessária.

Antes de cada partida, aqueça. De acordo com os estudos realizados até o momento sobre o beach tennis, o aquecimento se mostra mais eficaz que o alongamento

O uso de órteses também pode ajudar a preservar as articulações no momento do impacto. 

Outro meio de evitar lesões no beach tennis é a escolha do equipamento. A raquete do tamanho e peso adequados ao atleta também interfere na força empregada em cada movimento. Se estas dimensões estiverem inadequadas, há grandes chances para o surgimento de lesões.

A joelheira melhora a circulação sanguínea, além de corrigir pequenas instabilidades do movimento, durante a partida de beach tennis. (clique aqui)
Além de melhorar a circulação sanguínea, a cotoveleira também é indicada em casos de epicondilite lateral, lesão comum no beach tennis. (clique aqui)
A órtese para punho e cotovelo foi desenvolvida especialmente para a prática de esportes praticados com raquete, já que garante mais firmeza nos movimentos. (clique aqui)

TRATAMENTO

Como em qualquer lesão, assim que sentir as primeiras dores, não espere, procure um médico ortopedista ou fisioterapeuta para tratar e curar o problema o mais breve possível.

Em geral, é preciso repouso e sessões de fisioterapia. Porém, o especialista deve avaliar cada caso. Estando a lesão mais avançada e grave, pode ser necessário o uso de medicamentos e, em casos raros e graves é feita a intervenção cirúrgica.

Dependendo do tratamento prescrito pelo especialista, é necessária a aplicação de compressas quentes e frias. A bolsa térmica para ombros é prática para o uso de praticantes de beach tennis. (clique aqui)

Nunca é demais lembrar: evite excessos. Por mais divertida que seja uma partida de beach tennis, o corpo humano, além de necessitar de exercícios, também precisa de descanso.

Na Clínica dos Pés você encontra os melhores produtos para prevenir e auxiliar no tratamento das lesões. Acesse nossa loja on-line e confira.