Para quem são indicadas as palmilhas ortopédicas?

Elas ficam do lado de dentro dos calçados e nem sempre recebem a devida atenção. As palmilhas são parte importante dos calçados e estão diretamente ligadas à qualidade deles.

Inclusive, pessoas que sofrem com problemas posturais, dores e até mesmo problemas nos pés como a fascite plantar e esporão calcâneo, por exemplo, podem encontrar nas palmilhas ortopédicas aliadas para o tratamento destas patologias.

VALE A PENA COMPRAR PALMILHAS PRONTAS?

A resposta é: depende. Tanto as palmilhas feitas sob medida quanto as compradas prontas são feitas de materiais resistentes e flexíveis e servem para auxiliar no tratamento de algum problema específico. Para as que já são encontradas prontas é muito importante avaliar o encaixe com o tipo de pé do paciente. 

Os modelos de silicone são mais comuns e mais indicados para proporcionar maior conforto no dia a dia, amortecendo o impacto e ajudando a evitar lesões

A palmilha Sofsole – Plantar Fascia fornece estabilidade, alivia a dor e melhora o amortecimento. (Foto: Divulgação)

QUANDO AS PALMILHAS SOB MEDIDA SÃO INDICADAS

Primeiro é preciso consultar um ortopedista ou fisioterapeuta especializado para que ele faça uma avaliação completa da postura, pisada, problema a ser tratado…

Somente um expert no assunto poderá indicar uma palmilha como aliada em um tratamento e com qual frequência ela deverá ser usada.

Tire todas as dúvidas sobre as palmilhas no consultório. Inclusive, sobre o formato para que possa usufruir ao máximo dos benefícios proporcionados na maior variedade de modelos de calçados que puder. O material utilizado na confecção também pode ser conversado para que seja o mais confortável possível.

SUA ALIADA NO TRATAMENTO

Se você tem dores na coluna, por exemplo, pode ser sinal de desequilíbrio postural e a utilização de palmilhas fabricadas sob medida podem ser a solução ideal para atenuar o problema.

As palmilhas também podem ser usadas para tratar:

  • Pés chatos;
  • Esporão calcâneo;
  • Fascite plantar;
  • Neuroma de Morton;
  • Joanete;
  • Tendinite;
  • Má postura;
  • Diferença de tamanho entre as penas;
  • Pés cavos;
  • Tendinite;
  • Hálux valgo

Existem outros inúmeros problemas que podem ser solucionados com palmilhas ortopédicas e que numa consulta com especialista, você descobre se é o seu caso.

PALMILHAS PARA A PRÁTICA ESPORTIVA

Praticantes de esportes de impacto como a corrida, por exemplo, podem sentir dores durante os exercícios. Isso pode ter influência do tipo de pisada pronada, neutra e supinada -, já falamos sobre cada uma delas aqui.

Por isso, o uso de palmilhas sob medida podem ajudar a reduzir as dores provocadas pelo impacto, já que elas auxiliam na correção da postura e corrigem o movimento da perna inteira. 

PALMILHAS DE AJUSTE

Estas são usadas para proporcionar segurança ao caminhar já que, como o próprio nome já diz, ajustam os calçados aos pés, dando estabilidade. Elas são usadas na parte posterior dos calçados, impedindo que os pés escorreguem.                  

PALMILHAS ANTI-ODOR

O uso de palmilhas especiais não é indicado somente para quem tem problemas posturais ou para quem sofre com dores. Existem palmilhas desenvolvidas para eliminar o mau odor, mantendo os pés secos e absorvendo o “chulé” por meio do carvão ativado. 

Porém, este tipo de palmilha tem um prazo de validade mais curto – cerca de seis meses.

Na Clínica dos Pés você encontra uma linha completa de palmilhas que atendem os mais diversos tipos de necessidades. Além de uma equipe de podologia especializada e sempre atualizada com as melhores técnicas. Agende uma avaliação gratuita.