Conheça os benefícios da laserterapia na podologia

Nós sempre falamos aqui que os cuidados com os pés vão muito além da estética. É questão de saúde e a podologia é sua melhor aliada para prevenir e tratar eventuais problemas.

A laserterapia, tão utilizada pela medicina, é uma excelente alternativa para quem sofre com fungos, unhas encravadas, fissuras calcâneas, esporão calcâneo e até mesmo pés diabéticos.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Diferentemente da luz comum, que irradia de forma desordenada, o laser tem suas ondas emitidas paralelamente, incidindo diretamente no foco do tratamento. Assim, estimula a microcirculação local e produz um efeito anti-inflamatório, estimula a divisão celular das células boas. Ou seja, quando utilizado no tratamento de micoses, o laser estimula o fortalecimento da “parte boa”, fazendo com que o crescimento desta prevaleça e a “parte ruim” seja eliminada.

O laser também tem efeito analgésico, reduzindo a dor, e alto poder cicatrizante.

PÉS DIABÉTICOS

Uma das razões que faz com que a laserterapia seja indicada a quem tem diabetes é justamente o poder de cicatrização. Além disso, o método é indicado em casos de pés diabéticos também pelos efeitos anti-inflamatório, analgésico, anti-plaquetário e vasodilatador.

Por oferecerem maiores riscos de agravamento, as feridas provocadas em pés diabéticos necessitam de tratamento rápido e certeiro. Já falamos aqui que a diabetes é a causa mais comum da neuropatia periférica, que também é a complicação crônica mais comum e que incapacita o diabético. Mais de 60% dos casos de amputação não traumática são provocados por esta neuropatia

HIGIENIZE SEUS CALÇADOS

O uso mais comum da laserterapia aplicada à podologia é o tratamento para combater fungos, mais conhecidos como micoses.

Por estimular a regeneração celular e proporcionar uma rápida cicatrização, o laser também reduz a necessidade de retornos para troca de curativos.

A luz age sobre o local e intensifica a ação do antimicótico, eliminando com maior eficácia todos os fungos e bactérias presentes na região tratada. Embora seja uma luz aplicada diretamente sobre a pele e unhas, não oferece risco de queimadura e também é indolor, já que é de baixa frequência.

Para evitar a proliferação de fungos e bactérias nos pés e unhas é essencial seguir algumas dicas:

• Não ande descalço em lugares úmidos ou molhados

Nós já falamos algumas vezes por aqui sobre os riscos de se andar descalço em piscinas coletivas, banheiros de clubes e a areia da praia.

• Utilize alicates e tesouras esterilizados

Se você frequenta a pedicure, opte por levar seus próprios acessórios. Assim, reduz o risco de infecção.

• Intercale o uso dos calçados

Já falamos aqui também sobre a importância de deixar os calçados respirarem para evitar a umidade, que é o lugar preferido dos fungos e bactérias para a proliferação.

• Higienize seus calçados

Justamente pelo motivo que listamos acima, os calçados podem reter umidade e se tornarem um foco de fungos e bactérias.

• Não compartilhar sapatos e meias

Mais uma vez, por reterem umidade, nossos calçados e meias são locais de fácil proliferação de fungos e bactérias. Se com nossos próprios calçados já corremos o risco de estes organismos se instalarem em nossos pés e unhas, imagina nos calçados alheios, que não sabemos como são armazenados e com que frequência são limpos?

• Mantenhas as unhas sempre cortadas e limpas

Os fungos e bactérias se alimentam das unhas e da pele que cresce embaixo dela. Por isso, se você mantiver o local limpo, diminui as chances destes organismos se instalarem por lá.

• Utilize produtos que ajudem a manter a saúde das unhas

Crie o hábito de utilizar sempre produtos como óleo de melaleuca, cravo, copaíba, andiroba ou até mesmo o gel purificador de unhas Pró-Gel.

CONVERSE COM SEU MÉDICO

O uso da laserterapia pode ser contraindicada em alguns casos como em pacientes com tumores malignos, doenças cardiovasculares ou idosos. Porém somente seu médico é quem vai poder dizer se você se encaixa na parcela de pacientes que não podem aderir ao tratamento.

Aliás, procure sempre a orientação de um profissional. Faça uma avaliação gratuita na Clínica dos Pés. Nós contamos com uma equipe de podólogos preparados para orientar o melhor tratamento para o seu caso.

Caso a laserterapia seja indicada, não esqueça que o acompanhamento podológico é essencial para o sucesso do seu tratamento.